Sidelvan Nóbrega alerta sobre malefícios da poluição do ar

Sidelvan Nóbrega alerta sobre malefícios da poluição do ar

Segundo especialistas, a emissão da fumaça do óleo diesel provocada pela combustão dos veículos pode causar problemas de saúde.

 

Salvador (BA) – O deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia, o documento que indica ao governador do Estado, Jaques Wagner, a fiscalização adequada para o cumprimento da Resolução 452/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que trata sobre a emissão dos gases de escapamento dos veículos automotores. A frota de veículos que funciona a diesel no Estado da Bahia, fabricada até 2005, é superior a 182 mil unidades, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA).

Segundo especialistas, a emissão da fumaça do óleo diesel provocada pela combustão dos veículos pode causar problemas de saúde, desde doenças respiratórias e cardiovasculares e até mesmo, o câncer.

26_11_13_atuacao01_sidelvan_alerta_sobre_maleficios_da_poluicao002Estudos realizados no país sobre a poluição do ar e a emissão de gases poluentes provocados por veículos que não possuem injeção eletrônica, apontaram que 10% da frota de carros são movidos a diesel sendo responsável por cerca de 50% da poluição, emitindo monóxido de carbono e outros resíduos de petróleo e metais prejudiciais a saúde.

Segundo o presidente do Instituo Brasileiro de Proteção Ambiental, Carlos Bocuhy, os veículo com motores a diesel emitem 80 vezes mais óxido de nitrogênio por quilômetro rodado e liberam oito vezes mais partículas sólidas que os motores a gasolina. Cerca de 40% da frota de caminhões em circulação no Brasil, aproximadamente um milhão de veículos, têm mais de 20 anos de uso e ainda não contam com injeção eletrônica.

Salvador possui seis estações de monitoramento do ar, que sinalizam que o ar da cidade é de boa qualidade, segundo a Cetrel, empresa responsável pelo serviço. No entanto, as estações estão localizadas em pontos bem arborizados da cidade, fator que o parlamentar considera interferir nos índices de qualidade.

Levando em conta os riscos à saúde e a importância de manter uma cidade “saudável” para as futuras gerações que o parlamentar apresentou a indicação nº 20.504/2013, propondo a fiscalização do cumprimento das leis ambientais e da resolução que trata da emissão de gases poluentes, proporcionando ao Estado da Bahia uma diminuição nos índices de doenças ligadas à má qualidade do ar.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest