Serra do Tepequém: Izaías Maia denuncia loteamento irregular e degradação do meio ambiente

Serra do Tepequém: Izaías Maia denuncia loteamento irregular e degradação do meio ambiente

 

Boa Vista (RR) – O deputado Izaias Maia (PRB-RR) denunciou durante pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), na manhã desta terça-feira (3), um suposto loteamento irregular na Serra do Tepequém, localizada no município do Amajari.

O parlamentar afirma que visitou recentemente a região e constatou a ocupação nos limites das cachoeiras. Conforme ele, várias famílias se instalaram no local e se apresentaram como proprietários da área, principalmente na cachoeira e corredeira de Sobral. “Várias famílias estão loteando aquela área, estão cercando. Eu tenho imagens de casas construídas, de barracos e tudo que você possa imaginar. E o pior de tudo, sendo degradado e destruído com fezes humanas e lixo”, afirmou o parlamentar.

Maia solicitou do Poder Legislativo e demais autoridades, sobretudo dos órgãos ambientais, providências para frear a suposta comercialização de lotes na referida região. “Além de se apresentarem como donos, estão vendendo para outras pessoas. A Serra do Tepequém está se tornando uma favela, um local que é considerado turístico e um patrimônio do estado de Roraima”, lamentou.

Tepequém

A Serra do Tepequém fica localizada no município de Amajari, ao norte do Estado de Roraima, distante 210 Km da capital, Boa Vista. Por décadas foi região de garimpo. A intensa exploração de diamantes impactou a região dando origem a lugares como a cachoeira do Funil, cujo relevo foi ‘esculpido’ pelas explosões de dinamites feitas por garimpeiros. O acesso é feito por estrada de asfalto. Há cachoeiras, trilhas, artesanato e a subida (trekking) no platô, o alto da montanha que dá acesso a uma das mais belas visões da planície.

Texto: Sônia Lúcia Nunes / Secom – ALE/RR
Foto: Charles Wellington

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest