Sergio Peres visita centro de recuperação de dependentes químicos em São Leopoldo

Deputado é coordenador da Comissão Especial para Tratar da Função Social das Igrejas nos Presídios e nos Centros de Recuperação de Drogadição do RS

Publicado em 19/2/2017 - 00:00

Sergio Peres visita centro de recuperação de dependentes químicos em São Leopoldo
Deputado é coordenador da Comissão Especial para Tratar da Função Social das Igrejas nos Presídios e nos Centros de Recuperação de Drogadição do RS

 

São Leopoldo (RS) – A Comissão Especial para Tratar da Função Social das Igrejas nos Presídios e nos Centros de Recuperação de Drogadição no RS (CEFSIP) realizou, na quinta-feira (16), sua segunda visita técnica, desta vez a uma das unidades mantidas pela ONG Novos Horizontes, que trata de dependentes químicos em São Leopoldo, na região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul. Recebido pela diretoria administrativa e pela equipe de trabalho, o presidente do colegiado, deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS), conheceu as dependências e os programas desenvolvidos pela entidade.

Com capacidade para 30 internações, a unidade acolhe hoje 22 pacientes em São Leopoldo. A ONG também mantém uma sede em Santo Antônio da Patrulha e um centro destinado a pacientes menores de idade localizado no bairro Belém Novo, em Porto Alegre. “A assistência espiritual vem suprir uma necessidade humana para superar o sofrimento causado pela dependência e fornecer instrumentos capazes de promover a recuperação. No entanto, nem sempre as instituições contam com a estrutura necessária para que esse trabalho seja desenvolvido”, adverte Peres.

O quadro profissional da unidade é composto por médico psiquiatra, psicóloga, dois técnicos de enfermagem, enfermeira, cozinheiro, nutricionista e quatro monitores. Já a assistência espiritual é realizada diariamente por voluntários de religiões diversas. “Não existe imposição ao paciente para que siga uma denominação religiosa, mas há incentivo para que desenvolva a sua espiritualidade. Cada um procura a doutrina com a qual se identifica para fazer sua caminhada rumo à recuperação”, explica o coordenador do centro, Márcio Arruee.

O tratamento tem duração de nove meses e alia medicação com atividade laboral, estudos, programas culturais e o auxílio espiritual, oferecido num espaço ecumênico. “Já está comprovado por estudos que a espiritualidade traz resultados positivos para a recuperação dos dependentes, fortalecendo para enfrentar a realidade quando sai daqui”, observa Carin Fernanda Galo, psicóloga da entidade. “A gente tenta mostrar ao paciente que por meio da espiritualidade é possível mudar de vida”, disse.

Para manter as três unidades durante os seis anos de existência, a ONG conta com doações de entidades e da comunidade, além da parceria com municípios, por meio dos Centros de Apoio Psicossocial (CAPS). O presidente da ONG, Jefferson Soares, lembrou que muitos internos são oriundos de famílias desestruturadas. De acordo com ele, 40 a 50% dos pacientes egressos que passam pelo tratamento completo não recaem no uso de drogas.

A próxima visita técnica está programada para segunda-feira (13), na Penitenciária Modulada de Ijuí. O prazo para a finalização dos trabalhos, apresentação e votação do relatório da comissão encerra-se em maio deste ano.

Texto: Karine Bertani / Ascom – deputado estadual Sergio Peres
Foto: Sâmella Moreira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend