Sergio Peres recebe trabalhadores da CRM de Candiota (RS)

Peres solicitou a inclusão do Sindicato entre os convidados para a audiência pública que debaterá a possibilidade de venda da autarquia, que atua na área de exploração do carvão

Publicado em 28/10/2016 - 00:00

Sergio Peres recebe trabalhadores da CRM de Candiota (RS)
A comitiva de sindicalistas apresentou ao deputado um relatório de atividades da Companhia

Porto Alegre (RS) – Representantes do Sindicato dos Mineiros de Candiota (RS) estiveram, na última na quarta-feira (26), no gabinete do deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS) agradecendo o posicionamento do parlamentar, que manifestou contrariedade à privatização da Companhia Riograndense de Mineração (CRM). Na terça-feira (25), Peres solicitou a inclusão do Sindicato entre os convidados para a audiência pública que debaterá na Assembleia Legislativa a possibilidade de venda da autarquia, que atua na área de exploração do carvão.

“A CRM é protagonista do desenvolvimento econômico de vários municípios e dela depende o sustento de centenas de famílias de trabalhadores que não podem ser excluídos da discussão sobre esse processo que tem causado grande preocupação”, defendeu o parlamentar, referindo-se à confirmação do Governo do Estado em incluir a Companhia no pacote de um plano de ação de parceria público-privadas (PPP’s) estadual, como uma das soluções de enfrentamento da crise financeira. “A privatização não será a saída para resolver a crise que estamos enfrentando, ao contrário; prejudicará o crescimento das cidades, afetando drasticamente na vida das pessoas”, avaliou Peres.

A comitiva de sindicalistas apresentou ao deputado um relatório de atividades da Companhia, com dados sobre a receita bruta e o balanço dos investimentos realizados nos últimos 9 anos. “Só em Candiota são mais de quatrocentos trabalhadores na ativa. É preciso considerar, também, que para cada funcionário, há oito empregos indiretamente gerados pela CRM”, alertou o presidente do Sindicato dos Mineiros de Candiota, Wagner Lopes Pinto.

Representantes da entidade sindical acompanharam a reunião de terça-feira, quando foi aprovado requerimento de audiência pública protocolado pelo deputado Juliano Roso (PCdoB). O debate público será realizado em conjunto com a Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo em data a ser agendada.

Sobre a CRM

Criada em 1969, a empresa é responsável direta pelo desenvolvimento da região carbonífera do Estado (Minas do Leão) e da região da Campanha (Candiota). A CRM é uma das líderes no setor carbonífero e detém as maiores reservas de carvão do Brasil, totalizando cerca de 450 colaboradores que trabalham sob regime CLT. A autarquia opera exclusivamente com recursos próprios e utiliza a receita das vendas de carvão para os reinvestimentos na sua operação. A companhia também contribui com o governo estadual, seu acionista majoritário, repassando no período de 2011 a 2014 R$ 54 milhões ao caixa único do Estado. Os investimentos nos últimos 9 anos atingem aproximadamente R$ 133 milhões, destinados em sua maior parte à renovação de frota da Mina de Candiota. (Informações do Sindicato dos Mineiros de Candiota)

Detalhe da foto: Ilton da Rosa Almeida, Edson Prestes Budó, Sergio Peres, Wagner Lopes Pinto e Gerson Pontes Brum.

Texto: Karine Bertani / Ascom – deputado estadual Sergio Peres, com informações do Sindicato dos Mineiros de Candiota (RS)
Foto: Sâmella Moreira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend