Sergio Peres quer impedir fechamento de classes especiais para surdos em Santa Cruz do Sul

Sergio Peres quer impedir fechamento de classes especiais para surdos em Santa Cruz do Sul

Sergio Peres prontificou-se em levar, com representantes da comunidade surda, a questão ao secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha

 

Santa Cruz do Sul (RS) – O risco de extinção de classes especiais para surdos na Escola Estadual Rosário de Surdos de Santa Cruz do Sul levou o deputado Sergio Peres (PRB-RS) ao município nesta segunda-feira (1º) para audiência com a diretoria, funcionários e integrantes da comunidade surda.

Na última semana, um documento expedido pela 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) comunicou o fechamento das classes específicas para surdos do 6º ao 9º ano já para o ano letivo de 2016. Os alunos passarão a ter aulas em turmas mistas, com colegas ouvintes, medida considerada excludente pelos pais dos alunos surdos, já que nas classes especiais esses estudantes têm como primeira língua a Libras (Língua Brasileira de Sinais).

“Muitos estudos já demonstraram que o processo de aprendizagem pleno se dá quando se respeita a língua do aluno, e no caso dos surdos é a Libras, que é uma língua oficial brasileira. O Executivo Estadual precisa respeitar as diferenças e compreender que todos têm o direito de acesso à educação”, protestou o professor Cristian Strack, representante da comunidade surda estadual, que também participou do encontro.

“O fechamento das classes para surdos representa um retrocesso para a educação e para a cidadania dos surdos. As políticas de inclusão têm sido elaboradas por uma perspectiva dos ouvintes e não dos surdos que, quase sempre, são ignorados nesse processo. O que conseguimos avançar com muita luta está sendo tirado de forma arbitrária, sem a participação dos principais interessados”, lembrou a diretora da Escola Estadual Pe Reus de Esteio, Lucimeia Gall Koning.

Peres prontificou-se em levar, com representantes da comunidade surda, a questão ao secretário de Educação do Rio Grande do Sul, Vieira da Cunha. “Misturar turmas tendo-se a língua portuguesa como principal forma de comunicação nos faz questionar se a inclusão significa integrar o surdo realmente. Eu tenho aprendido com o relato dos surdos que a expressão correta para as experiências desenvolvidas não é inclusão, e sim uma forçada adaptação com a uma situação imposta”, aduz o parlamentar.

Sobre a Libras

A Libras é a língua de sinais reconhecida pela Lei nº 10.436 de 2002 como meio de comunicação e expressão de comunidades de surdos do Brasil, e está incluída no grupo das línguas oficiais brasileiras.

Classificá-la como língua foi possível porque ela preenche requisitos científicos, como o funcionamento gramatical e enunciativo próprio e está associada a uma produção discursiva específica. A caracterização de Libras como brasileira está de acordo com o fato de que ela é diferente de outras línguas de sinais praticadas em outros países.

O reconhecimento de Libras como sendo a língua da comunidade de pessoas surdas do Brasil, trouxe consigo regulamentações que procuram garantir a sua circulação no território nacional. Dessa maneira, a lei também passa a incidir sobre o funcionamento de instituições, de forma a garantir que o poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos como saúde, segurança e educação desenvolvam formas de apoiar o seu uso e sua difusão.

Fonte e foto: Ascom – AL/RS

 

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