Sergio Peres debate situação das estradas na Região Centro do RS

Encontro proposto pelo republicano reuniu representantes do Poder Executivo Estadual e lideranças de municípios da região

Publicado em 23/5/2016 - 00:00

Sergio Peres debate situação das estradas na Região Centro do RS
Municípios pediram atenção a particularidades topográficas da região, onde a periculosidade do tráfego em áreas de penhascos exige pavimentação urgente

 

Santa Maria (RS) – A situação dos municípios sem acesso asfáltico da Região Central do Rio Grande do Sul foi tema de audiência pública proposta pelo deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS), na última sexta-feira (20), em Santa Maria. O encontro realizado pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa reuniu representantes do Poder Executivo Estadual e lideranças de municípios da região.

Os municípios pediram atenção a particularidades topográficas da região, onde a periculosidade do tráfego em áreas de penhascos exige pavimentação urgente. Peres apresentou informações obtidas junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS), que registram a existência, até março deste ano, de 78 municípios sem acesso pavimentado no Estado. Desses, 20 com as obras em andamento, 34 paradas, três paralisadas, 12 em rescisão, sete remanescentes e duas rescindidas.

“É uma situação que nos leva a refletir sobre os entraves que obstaculizam o desenvolvimento dessas cidades, pois sem um acesso em condições, as empresas não se instalam, a produção é escoada com dificuldade, a população se descontenta e busca outros lugares para viver em melhores condições e o município fica estagnado”, avaliou o parlamentar, ao informar que conhece a realidade, pois é oriundo de um município na mesma condição, Caraá, no litoral norte, onde a população reivindica a pavimentação do trecho de acesso a Santo Antônio da Patrulha.

Sergio Peres debate situação das estradas na Região Centro do RSAtendimento em saúde e potencial turístico comprometidos em São Martinho

Uma comitiva de vereadores de São Martinho da Serra apontou as dificuldades enfrentadas por motoristas e moradores das margens da ERS-516, que liga o município a Santa Maria. Eles esperam há mais de 50 anos pelo asfaltamento de 18 quilômetros da estrada de chão batido que revelam o prejuízo, o desconforto e as promessas não cumpridas pelo poder público. “Há um mês estivemos com o secretário estadual Pedro Westphalen, que nos deixou claro que a construção do asfalto não seria possível, somente um recapeamento. A dificuldade nossa é maior no período de enchentes, e até o atendimento médico está comprometido, pois ninguém quer enfrentar aquela estrada para ir atender em São Martinho”, denuncia o vice-prefeito, Eduardo Cauduro.

As lideranças do município explicaram que há custos elevados com a manutenção das ambulâncias que utilizam a estrada para levar os pacientes até o Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), pois os veículos se apresentam constantemente danificados. “Dependemos muito de Santa Maria e também estamos com nosso potencial turístico estacionado por causa desse problema”, complementou o vice-prefeito.

Risco de desmoronamento entre Faxinal do Soturno e Ivorá

A audiência pública também contou com a presença de representantes do movimento “RS 348, a luta continua”, formado por moradores de Faxinal do Soturno e de Ivorá. O integrante do movimento Tiago Baptistella informou que no próximo dia 28 de maio fará 18 anos da primeira autorização para iniciar as obras do asfalto. “Tem sido assim: é feito um termo de início de obra e, um mês depois, um termo de encerramento. Há anos, a população é alimentada por promessas feitas em períodos de campanha eleitoral, por isso não queremos que o resultado dessa reunião seja mais um relatório. Precisamos do apoio dos deputados, porque os moradores aguardam por resultados práticos”, afirma.

A prefeita de Ivorá, Vera Beatriz Rossato, relatou que entre 2013 e 2014 a RS 348 recebeu pavimentação asfáltica, numa extensão de 15 km, entre o município e a localidade de Val de Serra. Ao todo, o trecho compreende 18 km de distância, faltando 3 km de asfaltamento para completar a ligação. “Essa estrada se encontra em situação precária de trafegabilidade, com risco de desmoronamento, isolamento da cidade, além de danos pessoais e materiais aos moradores”, alertou. Vera também lembrou que o tema foi tratado em audiência com a direção de Gestão e Projetos do Daer em novembro do ano passado, quando chegou ao conhecimento do órgão que a estrada é a principal ligação com Santa Maria, por onde trafegam os veículos da assistência em saúde, ônibus, caminhões de abastecimento do comércio e automóveis particulares.

Dificuldades financeiras inviabilizam obras

Presente ao debate, o superintendente regional do Daer, Júlio Huber, admitiu a urgência em atender as necessidades dos municípios, mas adiantou que para este ano não será possível alocar recursos para as obras pleiteadas pelos participantes em função da crise financeira que atravessa o Estado.

Ao final do debate, um requerimento foi entregue pela prefeita de Ivorá ao deputado republicano Sergio Peres, presidente da subcomissão para tratar dos municípios sem acesso asfáltico. O documento que apresenta a situação atual das estradas do município será encaminhado ao Poder Executivo Estadual pelo parlamentar com as demais reivindicações apresentadas pelos participantes da audiência.

Texto: Karine Bertani / Ascom – PRB Rio Grande do Sul
Fotos: Cedidas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend