Sergio Peres assegura banheiros adaptados para deficientes nos prédios públicos do RS

Sergio Peres assegura banheiros adaptados para PCDs nos prédios públicos do RS

Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Para entrar em vigor, norma precisa ser sancionada pelo Governo do Estado

Publicado em 30/3/2016 - 00:00

Projeto de Sergio Peres que assegura banheiros adaptados para deficientes é aprovado
Projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Para entrar em vigor, norma precisa ser sancionada pelo Governo do Estado

Porto Alegre (RS) – A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta terça-feira (29), uma proposta de autoria do deputado estadual Sergio Peres (PRB-RS) que prevê a obrigatoriedade de banheiros acessíveis a pessoas com deficiência em todos os prédios públicos estaduais. Protocolado no ano passado, o projeto altera a Lei 13.320/2009, que consolida a legislação relativa às PcDs no Estado.

Ao defender a proposta, Peres lembrou que as pessoas com deficiência de qualquer natureza sofrem pela própria situação, o que impõe dificuldades de desenvolvimento e falta de condições mínimas de deslocamento. “É preciso promover a acessibilidade a essa camada da população, garantindo a observância do princípio básico de igualdade entre as pessoas previsto em nossa Constituição Federal”, argumentou.

Projeto de Sergio Peres que assegura banheiros adaptados para deficientes é aprovadoO parlamentar também destacou que a iniciativa privada já está se sensibilizando para a questão. “Vemos muitos estabelecimentos comerciais que respeitam as pessoas com deficiência e investem na adaptação de suas dependências. O Poder Público deveria, portanto, ser o primeiro a perceber e a atender essas pessoas que precisam ter assegurado o direito básico de ir e vir”, acrescentou.

De acordo com o texto do projeto, com exceção dos prédios tombados pelo patrimônio histórico nacional, a construção ou adaptação dos banheiros deverá seguir as normas de acessibilidade da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A matéria ainda depende da sanção do governador José Ivo Sartori para entrar em vigor.

A votação em plenário foi acompanhada por comitiva da Faders – Acessibilidade e Inclusão – presidida por Roque Bakof; pelo vice-prefeito de Arroio do Sal, Patrique Ciprino; por integrantes da comunidade surda e pelo ex-deputado Marquinho Lang.

Texto: Karine Bertani / Ascom – PRB Rio Grande do Sul
Foto: Sâmella Moreira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend