Senado aprova projeto de Crivella que torna crime hediondo o porte de arma de uso restrito

marcelo-crivella-prb-aprovado-pl-torna-crime-hediondo-porte-de-arma-de-uso-restrito-foto-junior-laurindo-07-10-15

Norma está prevista no PLS 230/2014. O projeto também classifica como crime hediondo o comércio ilegal e o tráfico internacional de armas de fogo.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (07) o projeto de lei (PLS 230/2014), de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que torna crime hediondo a posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito. O projeto também classifica como hediondo o comércio ilegal e o tráfico internacional de armas de fogo.

Para Crivella, iniciativas do governo federal tais como a Campanha do Desarmamento não foram suficientes para forçar a queda dos índices de violência na primeira década do século XXI. Do ano 2000 até 2010, foi registrada uma taxa de aproximadamente 20 homicídios com armas de fogo por 100 mil habitantes.

“O Mapa da Violência 2013 – Mortes Matadas por Armas de Fogo, informa que 38.892 pessoas foram assassinadas a tiros em 2010, cerca de 106 por dia. O número é superior aos 36.624 assassinatos anotados em 2009, e mantém o país com uma taxa de 20,4 homicídios por 100 mil habitantes, a oitava pior marca entre 100 nações com estatísticas consideradas relativamente confiáveis sobre o tema,” justifica o senador no projeto.

Crivella destaca que “o Rio de Janeiro aparece em oitavo lugar no ranking dos estados mais violentos com uma taxa de 26,4%”. O senador ainda afirma que segundo o estudo, 70% dos homicídios no país são cometidos com armas de fogo e que quase metade das armas que circulavam no Brasil, na época da pesquisa, eram ilegais. A pena por crime hediondo é cumprida inicialmente em regime fechado. A matéria segue agora para a Câmara dos Deputados.

 

Texto e foto: Júnior Laurindo / Ascom – senador Marcelo Crivella

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest