Sebastião Santos convoca secretário do Meio Ambiente para debater Decreto da Aquicultura

Republicano questionou o secretário sobre a falta de recursos aos produtores, por parte do Estado

Publicado em 20/9/2016 - 00:00

Sebastião Santos convoca secretário do Meio Ambiente para debater Decreto da Aquicultura
Reunião aconteceu na Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de São Paulo

São Paulo (SP) – Preocupado com diversos itens do novo Decreto da Aquicultura (nº 60.582, de 27 de Junho de 2014), o deputado estadual Sebastião Santos (PRB-SP) convocou o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo de Aquino Salles, a comparecer na Comissão de Meio Ambiente, para prestar esclarecimentos. A reunião aconteceu dia 13 de setembro, na Assembleia Legislativa.

Durante a reunião, foram discutidas as práticas de piscicultura (criação de peixes) e aquicultura (tratamento do ambiente aquático para cultivo de peixes, mariscos) no Estado de São Paulo. Entre as discussões foram abordadas aspectos sociais, sustentáveis e econômicos das técnicas, além da falta de uma regulamentação que atenda às necessidades dos produtores no Estado.

Sebastião Santos questionou o secretário sobre a falta de recursos aos produtores, por parte do Estado, a comercialização insuficiente de toda a produção da aquicultura paulista e sobre os parques aquícolas. Republicano alegou que as represas Billings e Guarapiranga possuem áreas despoluídas que podem ser classificadas como parques de aquicultura. “A intenção era abrir uma CPI para saber por que o Estado de São Paulo não libera a produção enquanto outros estados têm uma legislação para isso”, afirmou o deputado do PRB.

O secretário Ricardo Salles anunciou que fará tudo o que estiver ao seu alcance para dar maior importância ao papel social da aquicultura e da piscicultura, inclusive por conta da geração de empregos. Ele apresentou alguns passos para a modificação do decreto. Ele ressaltou a urgência para a aplicação do decreto, em vigor desde 2014. “Esta norma é construída a várias mãos e nenhum dos pontos está fechado para discussão”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o coronel Rogério Xavier, comandante da Polícia Militar Ambiental; o presidente da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Otávio Okano; além dos deputados estadual Milton Leite Filho (DEM), Celso Nascimento (PSC), Hélio Nishimoto (PSDB) e Antonio Salim Curiate (PP).

Texto e foto: Abrahão Hackme / Ascom – deputado estadual Sebastião Santos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend