Sebastião Santos apresenta projeto para criação de Centro Educacional para Autistas

Proposta prevê ministração de aulas específicas e cursos profissionalizantes durante período integral

Publicado em 30/8/2013 - 00:00

30_08_13_destaque04_sp_sebastiao_santos_apresenta_criacao_centro_educacional_autistas
Sebastião acredita ser necessária a criação de um centro educacional com profissionais especialistas, capacitados para ministrar aulas às pessoas portadoras do transtorno

 São Paulo (SP) – O deputado estadual Sebastião Santos (PRB-SP) protocolizou projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar Centro Educacional para Portadores de Autismo no Estado de São Paulo. A proposta prevê que no local sejam ministradas aulas específicas e cursos profissionalizantes, durante o período integral, aos alunos portadores de autismo ou, diagnosticados com transtorno do espectro autista.

Sebastião acredita ser necessária a criação de um centro educacional com profissionais especialistas, capacitados para ministrar aulas às pessoas portadoras do transtorno. Desde a publicação da Lei Federal n.º 12.764, em dezembro, os portadores de autismo passaram a ser consideradas pessoas com deficiência, tendo assim, a proteção de seus direitos, inclusive ao acesso à educação e ao ensino profissionalizante.

Para o deputado não basta apenas termos em nosso país regulamentos sobre os direitos dos autistas, “precisamos viabilizar que esses direitos sejam garantidos”. “É justo que comecemos pela educação. Acredito que o Estado de São Paulo, por sua riqueza e capacidade deve ser o pioneiro a implantar este o sistema educacional especializado, cumprindo o principio da igualdade previsto em nossa Constituição Federal”, afirma.

No Brasil, calcula-se que tenhamos mais de dois milhões de pessoas portadoras de autismos. Considera-se autista, pessoas com difusão global do desenvolvimento, alteração que afeta a capacidade de comunicação, de socialização e de comportamento. A síndrome é mais comum em crianças do que o diabete e câncer. A ONU (Organização das Nações Unidas) afirma no mundo há mais de 70 milhões de pessoas com a síndrome.

Texto e foto: Suelen Polachini / Ascom – deputado estadual Sebastião Santos

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend