Sancionada lei que apoia consumidores de plano de saúde

19_08_13_destaque02_mg_sancionada_lei_apoia_consumidores_plano_saude001

A iniciativa para sanar o problema partiu do deputado estadual Gilberto Abramo (PRB-MG)

Belo Horizonte (MG) – Os consumidores mineiros acabam de ganhar mais um apoio legal para enfrentar o – sempre complexo e difícil – relacionamento com os planos de saúde, especialmente a questão da falta de informações ou dados atualizados nos livros oferecidos pelas operadoras, referentes ao quadro de médicos conveniados, preços, carências e garantias dos serviços prestados. A iniciativa para sanar o problema partiu do deputado estadual Gilberto Abramo (PRB-MG), ao apresentar o Projeto de Lei 2352/08 que foi sancionado pelo governador do estado de Minas Gerais, passando a vigorar como a Lei 20.809/2013.

Reunião OrdináriaA partir de agora, as seguradoras e operadoras de planos de assistência à saúde, definidas pela Lei Federal n° 9.656, de 03 de junho de 1998, ficam obrigadas a fornecer ao consumidor, a partir da assinatura do contrato, livro contendo a relação dos médicos, por especialidade, e dos hospitais, clínicas e demais entidades credenciados ou referenciados, com os respectivos endereços e telefones, observando que qualquer alteração nos dados deverá ser formalmente comunicada ao contratante, de imediato.

De acordo com Abramo, a lei faz valer o Código de Defesa do Consumidor, que assegura o direito de informação ao cliente, de forma correta e precisa, sobre composição, características, qualidades, preços e outros dados essenciais aos serviços prestados. “A saúde é um bem por demais valioso, e o consumidor tem direito a informações claras sobre os serviços pelos quais está pagando”, assinala o deputado, lembrando que o não cumprimento do dispositivo deixa a operadora sujeita às penalidades previstas na Lei Federal n° 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Fonte e foto 02: Ascom – deputado estadual Giberto Abramo
Foto 01: Werther Santana/AE

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest