Roberto Sales exige medidas urgentes para restauração de estrada de acesso ao Comperj

Sales quer garantir contratação de menor aprendiz e portador de deficiência em convenções trabalhistas

Republicano apresentou emenda ao projeto da Reforma Trabalhista

Publicado em 30/3/2017 - 00:00

Republicano apresentou emenda ao projeto da Reforma Trabalhista

Brasília (DF) – Com o objetivo de assegurar vagas no mercado de trabalho para menores aprendizes e portadores de deficiência, o deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) defende uma fiscalização mais rigorosa por sindicatos profissionais a empresas.

O parlamentar apresentou emenda ao projeto de Reforma Trabalhista (PL 6787/2016), do Poder Executivo. No texto, Sales propõe que os relatórios da contratação sejam solicitados durante as negociações nas Convenções Coletivas de Trabalho – encontro que acontece entre empresas e sindicato, onde é verificado documentação que comprove se as cotas estabelecidas estão sendo respeitadas. 

“Apesar de o empregador ter a liberdade de contratação de seus empregados, são asseguradas cotas no contrato dos menores aprendiz e a de profissionais com deficiência. Isso é uma forma de estimular a qualificação da mão de obra e minimizar a discriminação no mercado de trabalho”, justifica.

Pelo texto, estabelecimentos de qualquer natureza serão obrigados a empregar número de aprendiz equivalente a 5%, no mínimo, e as empresas com 100 ou mais empregados será obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência. 

Roberto Sales é suplente na Comissão Especial da Reforma Trabalhista.

Texto e foto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend