Russomanno quer proibir a instalação de “cancelas” nas praças de pedágio de rodovias

Russomanno quer proibir a instalação de “cancelas” nas praças de pedágio de rodovias

Objetivo da proposta é prover mais segurança para os motoristas que utilizam as estradas de nosso país

 

Brasília (DF) – Uma série de falhas no sistema de abertura das cancelas põe em risco diariamente a vida do motorista e de seus familiares nas estradas. Não são poucos os registros de acidentes que ocorrem em decorrência da não abertura da cancela existente nas praças de pedágio. Para acabar com o problema, o deputado federal Celso Russomanno (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 5122/2016, que proíbe a instalação de cancelas nas praças de pedágio.

Segundo o parlamentar, o objetivo da proposta é prover mais segurança para os motoristas que utilizam as estradas de nosso país. “O Art. 209 do Código de Trânsito Brasileiro já pune aquele que avança o pedágio com uma infração grave e multa. O governo do Estado de São Paulo vem implementando o programa Ponto a Ponto, onde a cobrança de pedágio será feita de forma eletrônica com a cobrança automática em dispositivo instalado nos automóveis”, explica.

Na justificativa do projeto, Russomanno relata vários acidentes noticiados pela mídia. Citou reportagem do jornal Estado de São Paulo, onde um carro foi esmagado por dois caminhões porque a cancela não abriu. A equipe do jornal ficou observando a movimentação e a cancela falhou 9 vezes, no total de 72 automóveis que passaram pela praça de pedágio.

“A Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) registrou, em 2010, 1.076 acidentes de choques contra cancelas, o que representou 2,5% do total de acidentes naquele ano. Em 2011, foram 794 acidentes. Estamos falando de um problema que pode ser evitado. A maioria das estradas pedagiadas americanas e europeias não possuem a cancela de tráfego porque são equipadas com o sistema eletrônico de coleta de pedágio”, acrescenta.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest