Russomanno intermedia reunião entre Fenacat e Susep

Russomanno intermedia reunião entre Fenacat e Susep

Durante reunião com representantes do setor, Celso Russomanno alertou que os caminhoneiros não podem ficar sem proteção contra roubo.


Brasília (DF) – 
Os problemas que levaram milhares de caminhoneiros a entrar em greve e a paralisar as principais rodovias do país vão além do preço do frete, da insegurança nas estradas e das más condições de trabalho. O deputado Celso Russomanno (SP), líder do bloco PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB, recebeu, na Liderança do PRB na Câmara, membros da Federação Nacional das Associações de Caminhoneiros e Transportadores (Fenacat), que reclamam dos altos preços cobrados para a contratação de seguros dos caminhões.

A reunião proposta pela vereadora do PRB de Patrocínio (MG), Greyce Elias, também contou com a participação da Superintendência de Seguros Privados (Susep) e do presidente da Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas, deputado Marcelo Squassoni (PRB-SP). Segundo a vereadora, a associação buscava um diálogo com a Susep há mais de seis meses e, por meio da articulação do líder Celso Russomanno, o encontro foi possível. celso-russomanno-prb-greyce-elias-prb-reuniao-entre-fenacat-e-susep-foto-douglas-gomes-10-06-15-02“Queremos colocar o assunto em pauta para solucionar esse impasse que tem prejudicado a vida de tantos trabalhadores”, afirmou Greyce.

Segundo a representante da Fenacat, Virginia Laira, os caminhoneiros não têm condições de pagar o seguro do “casco” e estão se organizando em associações para fazer o rateio dos prejuízos que vierem a sofrer. “As cargas são seguradas separadamente, mas os caminhões ficam “descobertos” e, se algo acontecer, o prejuízo será do caminhoneiro, que pode até perder o seu instrumento de trabalho. Para minimizar esse problema, as associações estão realizando autogestão do risco e rateando os custos. Já recebemos multa de até 200 milhões de reais, valor impagável e injusto” criticou a advogada.

Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) revelam que a frota de caminhões e rebocadores do Brasil hoje é de 5,3 milhões. Desses, apenas 400 mil são assegurados. Já a Fenacat atende em torno de 200 mil caminhoneiros associados. Na avaliação do deputado Russomanno, os caminhoneiros não podem ser prejudicados por esse impasse entre as associações e as seguradoras.

“O preço do seguro para um caminhão de 200 mil reais, por exemplo, custa em média 40 mil reais por ano. É muito dinheiro. Não podemos deixar os caminhoneiros sem nenhuma proteção. A maioria deles são autônomos e contratados por transportadoras para prestar o serviço. O caminhão é o seu único instrumento de trabalho. O roubo representa o fim da possibilidade de ganhar dignamente o seu sustento”, argumentou Russomanno.

Marcelo Squassoni informou que a Frente Parlamentar Mista de Combate ao Roubo de Cargas foi reinstalada recentemente e que esse assunto deverá ser tratado com prioridade. “A frente conta com a adesão de 207 parlamentares, entre deputados e senadores. Vamos dividir o trabalho do colegiado por temas para otimizar e acelerar a tramitação dos projetos de interesse da categoria, tanto na Câmara quanto no Senado”, adiantou o republicano.

Saiba mais

Durante a reunião, os membros da Fenacat também pediram o apoio da bancada do PRB para apoiar o Projeto de Lei 4844/2012, que permite aos transportadores de pessoas ou cargas organizarem-se em associação de direitos e obrigações recíprocas para criar fundo próprio, desde que seus recursos sejam destinados exclusivamente à prevenção e reparação de danos ocasionados aos seus veículos por furto, acidente, incêndio, entre outros.

 
Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest