Russomanno critica reajustes abusivos nas mensalidades de estudantes financiados pelo FIES

Russomanno critica reajustes abusivos nas mensalidades de estudantes financiados pelo FIES

Recentemente o parlamentar levou o assunto ao conhecimento da presidente Dilma Rousseff, em reunião de líderes no Palácio do Planalto.

 

Brasília (DF) – Em reunião ordinária da Comissão de Defesa do Consumidor,  o deputado Celso Russomanno (PRB-SP) criticou as universidades particulares que estão praticando reajustes abusivos nas mensalidades de alunos custeados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O republicano subscreveu requerimento para realização de audiência pública sobre o tema na Câmara dos Deputados.

“Tomamos conhecimento de que existem estabelecimentos de ensino praticando dois preços de mensalidades: para o aluno que paga do próprio bolso há um desconto, já o que é financiado pelo FIES é o valor da tabela cheia, ou seja, mais alto. Isso é um absurdo. O aluno beneficiado pelo FIES comprova que não tem condições financeiras de custear o curso, mas acaba pagando mais caro do que os outros. Essa situação ficou insustentável. Já reclamamos formalmente ao Ministério da Educação para que essas universidades sejam descredenciadas do FIES”, criticou Russomanno.

De acordo com o deputado, as reclamações dos estudantes não param por aí. “Devido aos aumentos abusivos de mensalidades, muito acima da inflação, houve uma diminuição no número de vagas disponíveis, já que as universidades recebem um valor pré-determinado de acordo com a quantidade de cursos que oferecem e a localização das instituições”, explicou.

Recentemente o parlamentar levou o assunto ao conhecimento da presidente Dilma Rousseff, em reunião de líderes no Palácio do Planalto. Ela recebeu a denúncia com indignação e disse que o Ministério da Educação já está tomando as providências para evitar essa injustiça.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest