Russomanno critica norma da ANAC que inviabiliza habilitação de pilotos brasileiros

Russomanno critica norma da ANAC que inviabiliza habilitação de pilotos brasileiros

Líder pediu providências ao ministro da Aviação Civil.

 

Brasília (DF) – Em comissão geral realizada no plenário da Câmara dos Deputados com a presença do ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, o deputado e líder do PRB Celso Russomanno (SP) demonstrou preocupação com uma norma da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tem inviabilizado o trabalho de muitos pilotos no Brasil. Segundo ele, a Anac recentemente baixou uma norma, tanto para cheque quanto para recheque de pilotos, em determinadas aeronaves, que não existe curso no Brasil.

“Para um piloto de um Agusta, que é um helicóptero de grande porte, fazer o recheque de sua carteira de habilitação, ele é obrigado a se inscrever num curso que só existe na Itália e tem de pagar $38 mil dólares, fora passagem e hospedagem. Além do mais, só poderá marcar para daqui a 1 ano, pois as vagas são limitadas. Ministro, nós vamos ficar sem pilotos no Brasil. São profissionais que estão voando há muito tempo, mas não podem pagar esses cursos tão caros”, argumentou o deputado.

Russomanno explica que no caso de aeronave brasileira como, por exemplo, o Esquilo, a renovação custa 30 mil reais. “Vai começar a faltar piloto, inclusive para as aeronaves do poder público porque nenhum piloto, ou seu patrão, vai pagar esses valores. Se o piloto está voando, se ele já foi checado e rechecado várias vezes e perde a carteira de um ano para o outro, não vai poder mais voar”, questionou o deputado, que afirmou também ter habilitação de piloto.

celso-russomanno-prb-critica-norma-da-anac-que-inviabiliza-habilitacao-de-pilotos-brasileiros-foto-douglas-gomes-13-03-15-02O ministro Eliseu Padilha concordou com Russomanno e disse que já recebeu reclamações similares no ministério. “Sua preocupação é mais do que pertinente. Nosso objetivo é ter à nossa disposição, no Brasil, as condições de garantir a segurança que tem sido exigida pela ANAC e, de outra parte, a renovação ou a possibilidade de habilitarmos, no caso da primeira habilitação, independentemente do modelo da aeronave que venha a ser pilotada. Já conversamos com o Dr. Marcelo e a Anac está estudando o assunto para que nós tenhamos independência”, disse.

O líder também destacou a questão de infraestrutura e de abastecimento como gargalos da aviação brasileira. “Veja o caso de Canela e Gramado. Nós temos um aeroporto na região, que até tem condições de receber aeronaves maiores, se aumentada um pouquinho a pista, mas às vezes lá não há combustível, não tem infraestrutura para que se faça o turismo. Na alta temporada, nós temos as cidades de Gramado e Canela lotadas. Mas, na baixa temporada — estou me referindo ao Rio Grande do Sul por ser sua terra —, a gente não tem estrutura, não tem pátio para deixar as aeronaves. São detalhes extremamente importantes, já que a gente vai ampliar a infraestrutura da aviação”, acrescentou Russomanno.

celso-russomanno-prb-critica-norma-da-anac-que-inviabiliza-habilitacao-de-pilotos-brasileiros-foto-douglas-gomes-13-03-15-03A vinda do ministro à Câmara faz parte da série de comissões gerais que o Parlamento proverá com os 39 titulares de ministérios. Durante sua apresentação, Padilha anunciou a construção de 190 aeroportos regionais até 2018. Segundo ele, até o final do mandato da presidente Dilma Rousseff, em 2018, o governo pretende ampliar o número de aeroportos regionais do País de 80 para 270. Para isso, serão investidos R$ 7,3 bilhões em ampliação, reforma e construção dos novos terminais.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

 

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