Rosangela Gomes é contra a suspensão de Israel dos jogos da Fifa

Republicana solicitou que as Comissões de Relações Exteriores e de Esporte manifeste seu apoio à permanência do país na Fifa.

Publicado em 18/6/2015 - 00:00

Rosangela Gomes é contra a suspensão de Israel dos jogos da Fifa
Rosangela Gomes apresentou requerimento solicitando que a Comissão de Relações Exteriores, em conjunto com a Comissão de Esporte manifeste seu apoio à permanência de Israel na Fifa

Brasília (DF) – A deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) defendeu a permanência de Israel nos jogos da Federação Internacional de Futebol (Fifa) durante reunião da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional nesta quarta-feira (17). A republicana apresentou o requerimento (52/2015) solicitando que a Comissão de Relações Exteriores, em conjunto com a Comissão de Esporte manifeste seu apoio à permanência de Israel na Fifa. A solicitação foi motivada em protesto ao pedido da Palestina para suspensão do país.

“Os conflitos envolvendo a Palestina e o Estado de Israel não podem ingressar no campo esportivo. O Brasil, com seu histórico na busca de soluções pacíficas para os conflitos mundiais, não pode ser conivente com esse pedido”, explicou. Segundo ela, ao fazer o pedido de expulsão das delegações israelenses dos jogos, o presidente da Associação de Futebol da Palestina, Jibril Rajoub, argumenta que as restrições de segurança feitas pelos israelenses estariam limitando não só a movimentação de jogadores palestinos, como times visitantes e até equipamentos.

Durante a reunião, a deputada Rosangela lembrou o ataque terrorista ocorrido em 1972, considerado a maior tragédia da história dos jogos que matou onze atletas e técnicos de Israel. “Nas nossas memórias está o assassinato de atletas israelenses nas Olimpíadas de Munique, que tanto chocou o mundo. Atletas que foram para a competição com o sonho da vitória e que voltaram para casa para serem sepultados. Não podemos sepultar sonhos”, complementa a deputada.

A Fifa vem buscando um acordo entre as duas federações a fim de que o esporte não seja prejudicado pelos problemas políticos que envolvem as duas nações.

Texto: Fernanda Cunha e Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Roberto Ribeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend