Rosangela Gomes destaca importância de creches e berçários em presídios

Republicana falou sobre o projeto que destina recursos para berçários e creches em presídios.

Publicado em 29/5/2015 - 00:00

Rosangela Gomes destaca importância de creches e berçários em presídios
Republicana falou sobre o Projeto de Lei Complementar nº 13/15, de sua autoria, que assegura o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a implantação e manutenção de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos presídios

Brasília (DF) – Em entrevista ao programa “Tarde Nacional” da Rádio EBC, a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) falou sobre o Projeto de Lei Complementar nº 13/15, de sua autoria, que assegura o uso de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a implantação e manutenção de berçário, creche e seção destinada à gestante e à parturiente nos presídios.

A deputada do PRB aponta que apesar da legislação determinar que os estabelecimentos penais, destinados a mulheres, sejam dotados de berçários, poucos presídios cumprem a norma. “Se não houver fiscalização, a legislação em vigor não tem eficácia”, enfatizou a republicana ao ser questionada sobre o papel do Estado para o cumprimento da lei que também dá o direito a presidiária de amamentar o filho até o sexto mês de vida.

Para ela, a preocupação é garantir conforto e qualidade de vida maior para as crianças que vivem com suas genitoras em unidades prisionais. “Hoje, a maioria das crianças vivem dentro das celas com as mães como se tivessem cometido algum crime. Isso é uma segunda condenação e deve ser corrigida. Nossa intenção, é no mínimo, garantir dignidade a essas crianças que tem o direito de conviver com as mães”, disse.

Tramitação

A proposta foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados em abril. Agora está esperando a análise do Senado Federal. Se aprovada, segue para a sanção da Presidente da República.

Texto: Fábia Andres – Ascom deputada federal Rosangela Gomes
Edição: Laize Andrade – Ascom Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend