Rosangela Gomes apoia PEC que garante agilidade administrativa e excelência às universidades públicas

rosangela-gomes-prb-pec-que-garante-agilidade-administrativa-e-excelencia-as-universidades-publicas-foto-douglas-gomes-09-10-15

Deputada Rosangela Gomes (c) ladeada pelos professores Edilberto Strauss e Cláudia Morgado.

 

Brasília (DF) – A deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) recebeu os professores da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cláudia Morgado e Edilberto Strauss, presidente e secretário Executivo do Fórum Nacional de Pós-Graduação Lato Sensu (Forlato), na Liderança do PRB, na última quarta-feira (7). Os docentes manifestaram apoio à Proposta de Emenda à Constituição PEC 395/2014, que exclui do princípio constitucional da gratuidade às atividades de extensão caracterizadas como cursos de treinamento e aperfeiçoamento, assim como, os cursos de especialização nas universidades públicas. O deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) é relator da proposta.

“A redação que está no substitutivo é uma realidade que as universidades públicas já praticam há mais de 60 anos e que há muito tempo a Advocacia Geral da União (AGU) e procuradores das universidades, com a legislação infraconstitucional, começaram a advogar a favor disso. No entanto, recentemente o Ministério Público vem questionando essa inconstitucionalidade com frequência. Agora, chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido e os ministros terão que definir com clareza os limites da gratuidade do ensino superior. Na prática, corre-se o risco de tornar monopólio privado os cursos lato sensu e de mestrado profissional principalmente nas ares de engenharia e ciências sociais aplicadas: administração, economia e áreas interdisciplinares”, explica Cláudia Morgado.

Na avaliação da professora, a situação representaria uma perda inestimável para a universidade pública porque a médio e longo prazo os docentes altamente capacitados iriam migrar para as privadas. “Seriam criados núcleos de excelência com esses doutores na pesquisa e a universidade pública perderia um investimento altíssimo na área de tecnologia e ciências aplicadas. O deputado Cleber Verde foi muito feliz em seu relatório, aprovado por unanimidade pela comissão especial, e a deputada Rosangela Gomes também apoia a proposta”, acrescenta Morgado.

O professor Edilberto Strauss, docente da área de Tecnologia da Informação da Escola Politécnica da UFRJ, também agradeceu a recepção da bancada republicana. “Estamos aqui representando coordenadores e dirigentes de 24 universidades, dando apoio à normatização da prática que já existe nas instituições públicas, sejam federais, municipais ou estaduais, há quase 60 anos. Hoje, o que nós temos de atualização tecnológica, graças ao apoio desses cursos, seria impossível imaginar há dez anos. A grande virtude que o substitutivo do deputado Cleber Verde proporcionou, com sua capacidade de ouvir todas as considerações, foi conseguir entender os anseios de quem vive no dia a dia o desafio de combinar inovação tecnológica e educação profissional de alto nível”, acrescentou.

Rosangela Gomes reiterou a importância de garantir espaço às universidades públicas para cobrar pelos cursos de treinamento e de especialização, promover mais inserção social da universidade e evitar a migração de enorme massa de talentos para as escolas particulares. “A PEC em nada altera a gratuidade do ensino superior nas instituições públicas. Ao contrário, ela dá segurança jurídica a uma prática que vem permitindo às universidades públicas mais agilidade administrativa e excelência tecnológica, além de manter a gratuidade na graduação e dos cursos regulares de mestrado e doutorado”, disse a deputada republicana.

 

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest