Ronaldo Martins quer tornar crime o uso de celulares por detentos

Ronaldo Martins quer tornar crime o uso de celulares por detentos

Segundo Martins, o objetivo é proporcionar ao ordenamento jurídico brasileiro um dispositivo de punição que criminalize a prática.

 

Brasília (DF) – O projeto de lei 775/2015, de autoria do deputado republicano Ronaldo Martins (PRB-CE), tipifica como crime cometido pelo preso a posse ou uso de aparelho telefônico, de rádio ou similar, que permita a comunicação com outros presos ou com o ambiente externo. Na legislação vigente, o uso de comunicadores por presos é considerado apenas como uma falta grave ao regime disciplinar imposto pela Lei Federal 7.210/ 1984 (Lei de Execução Penal).

Segundo Martins, o objetivo é proporcionar ao ordenamento jurídico brasileiro um dispositivo de punição que criminalize a prática. “É sabido que a criminalidade vem evoluindo em seu modo de agir. Um aparelho telefônico nas mãos de um preso tem facilitado a continuidade no cometimento de crimes, proporcionando, inclusive a composição de uma modalidade danosa de crime virtual, com extorsões, golpes, estelionatos a partir de ligações oriundas do interior dos presídios. Afora os pequenos golpes, o uso do celular por presos tem proporcionado verdadeiras barbáries no meio externo, através de ordem de chefes do crime aos seus comparsas livres”, explicou.

De acordo com o deputado, o detento deve ser punido pelos crimes que continua cometendo de dentro da prisão. “A mídia noticiou, em 2013, o estupro de duas mulheres na cidade de São Luis (MA), após uma ordem partida de dentro da penitenciária de Pedrinhas. As cidades de São Paulo, Florianópolis, Vitória, Belho Horizonte, Rio de Janeiro, Natal, Fortaleza e outras grandes cidades já foram vitimadas por ataques incendiários a veículos do transporte coletivo, por ordem nascidas de dentro das unidades prisionais”, exemplificou.

Martins argumenta, ainda, que a mídia tem noticiado com frequência a gravação de telefonemas onde bandidos julgavam e condenavam à morte, inimigos e até inocentes. Segundo o deputado, os crimes cometidos a partir do uso do celular, quebrando o princípio da obrigatoriedade de incomunicabilidade do preso, são comuns e notórios.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB 
Foto: Douglas Gomes 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest