Ronaldo Martins quer prioridade em todos os assentos dos ônibus para idosos

Ronaldo Martins quer prioridade em todos os assentos dos ônibus para idosos

Atualmente, o Estatuto do Idoso prevê apenas a reserva de 10% do quantitativo de assentos ofertados por cada veículo.

 

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 3602/2015, de autoria do deputado federal Ronaldo Martins (PRB-CE), que garante à pessoa idosa o direito de preferência sobre todos os assentos disponibilizados aos passageiros dos transportes coletivos. Atualmente, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) prevê apenas a reserva de 10% do quantitativo de assentos ofertados por cada veículo.

O deputado do PRB destaca que a norma não tem sido cumprida e os usuários não respeitam os assentos preferenciais dos coletivos. Outro entrave, segundo Martins, é que as fábricas passaram a produzir ônibus com espaços maiores para passageiros transportados de é, reduzindo ainda mais a quantidade de assentos preferenciais, bem como a grande demanda nos grandes centros urbanos não acompanhados pelo aumento proporcional da oferta de veículos, o que torna a situação mais crítica.

“Essas características gerou um aumento substancial da demanda por transporte público coletivo, resultando em veículos sempre lotados, vitimando de forma mais intensa aos idosos”, lamenta o deputado do PRB.

Levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que em 2025 o Brasil terá uma população de 32 milhões de pessoas com idade acima de 60 anos. Outro estudo semelhante, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), estima que até o ano de 2050, pelo menos 30% da população do Brasil será composta por idosos.

O republicano relata que a população idosa brasileira está dobrando e carece de políticas públicas em todos os setores para atender as demandas do segmento. “Seremos o sexto país com maior número de idosos. Cerca de 11 milhões a mais que no ano de 2012. Esse aumento substancial da população idosa demandará mais atenção para os idosos usuários do transporte público coletivo de passageiros. Esses dados apontam a necessidade de tomadas de medidas efetivas em busca do atendimento a esta população idosa”, argumenta.

Texto: Laíze Andrade / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Roberto Ribeiro / Ascom – Liderança do PRB

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest