Roberto Sales quer promover sistemas de geração de energia elétrica a partir da fonte solar

Para o republicano, a medida causaria também a redução das despesas do governo federal com a aquisição de energia elétrica

Publicado em 13/9/2015 - 00:00

Roberto Sales quer promover sistemas de geração de energia elétrica a partir da fonte solar
Segundo o parlamentar do PRB, o custo de geração solar já chegou a patamares equivalentes ou inferiores às tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia elétrica.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) solicitou, na última semana, o envio de Indicação INC 908/2015, ao Poder Executivo, sugerindo à Presidência da República a criação de programa destinado a promover a instalação de sistemas de geração de energia elétrica a partir da fonte solar, nas edificações ocupadas pela Administração Pública Federal.

Segundo o texto, a crise hídrica tem prejudicado a produção de energia hidrelétrica, demonstrando a necessidade de maior diversificação das fontes de energia no Brasil, de modo a elevar a segurança no abastecimento do mercado interno de eletricidade. “A instalação de sistemas de geração nas edificações ocupadas pela Administração Pública Federal certamente trará extraordinários benefícios, contribuindo para o desenvolvimento inicial do mercado de equipamentos e serviços de energia fotovoltaica, aumentando os investimentos no país e favorecendo o crescimento econômico”, afirma o deputado republicano.

A energia solar é a fonte energética que mais tem crescido no mundo e essa tendência decorre da expressiva redução dos preços dos painéis fotovoltaicos, decorrentes do desenvolvimento tecnológico e de ganhos de escala, aliada a políticas de incentivo que objetivam elevar o aproveitamento das fontes renováveis.

Segundo o parlamentar do PRB, o custo de geração solar já chegou a patamares equivalentes ou inferiores às tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia elétrica, sendo que essa medida causaria também a redução das despesas do governo federal com a aquisição de energia elétrica.

Texto e foto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend