Roberto Sales quer estimular a atividade de dessalinização da água do mar

Republicano destaca que é preciso adotar ações para reforçar a oferta de água para assegurar o abastecimento da população.

Publicado em 10/6/2015 - 00:00

Roberto Sales quer estimular a atividade de dessalinização da água do mar
Republicano destaca que é preciso adotar ações para reforçar a oferta de água para assegurar o abastecimento da população.

 

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 1.799/2015, de autoria do deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ), que estimula a atividade de dessalinização de águas do mar. O texto altera o Artigo 25 da Lei Federal nº 10.438/2002, que dispõe sobre a expansão da oferta de energia elétrica emergencial e recomposição tarifária.

Segundo o deputado, é preciso adotar ações para reforçar a oferta de água para assegurar o abastecimento da população. “A dessalinização de água deve ser encarada como um seguro, que pode dar efetiva contribuição para evitar o caos no abastecimento na eventualidade de falta de chuvas por prolongado período de tempo”, apontou.

Roberto Sales destaca que o processo trata-se de uma alternativa de larga utilização da água e é utilizada em vários países, a exemplo de Israel, onde 20% da água consumida nas residências tem origem na dessalinização de água do mar.

“No Brasil, essa prática é pouco utilizada, concentrando-se em pequenas unidades situadas na região do semiárido e em localidades isoladas, como, por exemplo, a ilha de Fernando de Noronha. Temos um enorme manancial de água salgada que pode ser explorada para o abastecimento e o que está faltando é incentivo e políticas públicas”, explicou Sales.

Texto: Socorro Araújo – Ascom deputado federal Roberto Sales
Foto: Roberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend