Roberto Sales participa de debate sobre padronização das placas de veículos no Mercosul

Roberto Sales participa de debate sobre padronização das placas de veículos no Mercosul

As placas padrão Mercosul substituirão o modelo anterior, instituído a partir de 1990, no modelo ABC-1234.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ), participou na última semana de audiência pública na comissão especial que avalia a alteração do Código de Trânsito (Projeto de Lei 8085/14). O objetivo foi debater as novas placas de identificação dos veículos no padrão Mercosul.

No Brasil, as placas padrão Mercosul substituirão o modelo anterior, instituído a partir de 1990, no modelo ABC-1234. A medida deve atingir uma frota de 110 milhões de veículos nos cinco países (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela) e tem como objetivo facilitar a circulação e a segurança viária entre os países do bloco, assim como assegurar a existência de um banco de dados conjunto.

Entretanto, apesar de publicada a Resolução 510/14, pelo Contran, para estabelecer o modelo da placa em consonância à Resolução Mercosul, em abril do mesmo ano, o próprio órgão suspendeu os efeitos do Anexo 2 dessa Resolução para reavaliar os requisitos estabelecidos pelo Mercosul e melhorar a adequação das empresas.

Durante a reunião, Sales questionou quanto aos fabricantes, se os mesmos estão preparados, a partir do momento em que souberam da nova resolução, para fabricar as novas placas. O republicano ainda questionou a possibilidade de sustar a Resolução do Contran que determinou a prorrogação de um ano para a instalação do mecanismo, em especial, no Estado do Rio de Janeiro. “Tem quer haver a possibilidade de sustar essa Resolução, pelo menos no Estado do Rio de Janeiro, uma vez que o Estado estará recebendo as Olimpíadas e pode ser referência na questão do trânsito no Mercosul e do mundo”, disse.

A audiência contou com a presença do diretor do Departamento do Mercosul do Ministério das Relações Exteriores, Otávio Brandelli; do coordenador-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Daniel Cândido; e do presidente da Utsch Brasil, Roberto Appel.

Texto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales, com informações da Agência Câmara
Fotos: Cedidas

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest