Roberto Sales cobra empenho na punição dos verdadeiros culpados pela tragédia de Mariana (MG)

Roberto Sales cobra empenho na punição dos verdadeiros culpados pela tragédia de Mariana (MG)

Para Roberto Sales, os responsáveis pelos danos ambientais causados em Mariana (MG) devem ser punidos com o rigor da lei.

 

Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) cobrou mais empenho por parte das autoridades e maior punição para os verdadeiros culpados na tragédia que causou o rompimento das barragens de rejeitos da Samarco Mineração no último dia 05, no Distrito de Bento Rodrigues, município de Mariana, em Minas Gerais.

O ato ocorreu durante audiência pública promovida pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Legislação Participativa; Direitos Humanos e Minorias; e Fiscalização Financeira e Controle, na Câmara dos Deputados. “Deixo minha solidariedade a população afetada com o desastre, sugiro a essa comissão que seja solicitado laudos e pareceres de visitas técnicas anteriores aos desastres, para que seja apurado e encontrado os verdadeiros causadores, evitando assim, para que novos desastres não venham ocorrer”, afirmou.

Autoridades presentes, atribuíram à mineradora Samarco a responsabilidade pelo desastre e pediram mudanças legais para tornar obrigatória a implantação de medidas preventivas e acabar com os limites máximos de multas por danos ambientais a empresas responsáveis por desastres dessa natureza.

Sales disse, ainda, que a indenização de R$ 1 bilhão anunciada, é pequena, devido ainda a cálculos de danos que ainda serão realizados. Segundo ele, a mesma deve ser prolongada e abrangendo moradias, limpeza, dragagem dos rios, revitalizações, e os impactos no qual a população irá sofrer ainda por muitos anos. “Sugiro que o Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) suspenda ou revogue as outorgas e autorizações das empresas envolvidas nessas localidades pois tem que haver medidas de punição aos autores”, disse.

A subprocuradora da República Sandra Cureau, coordenadora da 4ª Câmara de Coordenação e Revisão do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural de Minas Gerais, disse estar “estarrecida” com o comportamento da mineradora Samarco. “Houve total falta de respeito da Samarco com os seres humanos. Ela não tinha plano de emergência e não sabe nem para quem avisou. E disseram que não têm de pedir desculpas a ninguém”, criticou, referindo-se a entrevistas de um diretor da empresa, concluiu.

 

Texto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales, com informações da Agência Câmara
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: Roberto Ribeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest