Roberto Sales apresenta projeto para regulamentação da profissão de designer gráfico

Proposta foi protocolada na última quinta-feira, 27 de abril, Dia Mundial do Designer Gráfico como forma de demonstrar a relevância da regulamentação

Publicado em 29/4/2017 - 00:00

Proposta foi protocolada na última quinta-feira, 27 de abril, Dia Mundial do Designer Gráfico como forma de demonstrar a relevância da regulamentação

Brasília (DF) – No dia Mundial do Design Gráfico, comemorado na última quinta-feira (27), o deputado federal Roberto Sales (PRB-RJ) protocolou na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei Nº7520/17 que propõe a regulamentação da atividade de design gráfico pelos profissionais habilitados no país e no exterior, tanto pela formação acadêmica quanto pela experiência profissional.

O projeto é fruto de uma iniciativa do coordenador Nacional do Movimento de Designer do Brasil (MDB), Edelino Bobadilha, e do Vice Alan Patrick, que solicitaram ao parlamentar a apresentação do PL. “Essa é nossa primeira ação. Viemos pessoalmente protocolar o projeto que regulamenta a nossa profissão, escolhemos 27 de abril, Dia Mundial do Design Gráfico, para atingir esse objetivo, a união da categoria será fundamental”, destaca o coordenador.

Segundo o parlamentar do PRB, os profissionais do setor aguardam há muitos anos uma lei que regulamente o trabalho. “Vamos lutar para que o projeto seja aprovado. A escolha da data foi proposital, não teria data melhor para entrar com esse projeto, que hoje que tem papel fundamental como elo entre a indústria e o mercado”, argumenta Sales.

De acordo com o projeto, o design tem papel fundamental como no mercado de serviço e também na indústria. Pelo texto, a denominação Designer Gráfico será utilizada exclusivamente pelos profissionais que possuam diploma de graduação plena e graduação tecnológica, emitidos por cursos de Design devidamente registrados e reconhecidos pelo Ministério da Educação.

Texto e foto: Socorro Araújo / Ascom – deputado federal Roberto Sales
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend