Roberto Alves quer prisão em flagrante para divulgação na internet de violência contra a mulher

Roberto Alves quer prisão em flagrante para divulgação na internet de violência contra a mulher

Iniciativa está prevista no PL 5463/2016


Brasília (DF) –
O deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 5463/2016, que acrescenta ao Código de Processo Penal a modalidade de “flagrante digital”. A proposta estabelece como infração permanente o delito cibernético por meio de sua disseminação na internet.

Isso significa a possibilidade da prisão em flagrante de autores de veiculação na internet de violência contra a mulher e outros crimes virtuais. “Com o avanço tecnológico atual, cada vez mais a internet tem sido utilizada como instrumento para a prática das mais diversas condutas criminosas, fazendo vir à tona a necessidade de o Direito Penal, bem como o Direito Processual Penal Brasileiro, adequarem-se a essa nova realidade”, afirmou o deputado.

A proposta inclui dentro da previsão de flagrante em infrações permanentes, constante no Artigo 303 do CPP, os crimes cibernéticos, seja pela permanência da publicação original na internet, seja pela disseminação e replicação do conteúdo delituoso, ainda que a postagem original tenha sido excluída.

“Aprovando este projeto, o flagrante digital poderá se realizar quando, por meio de investigação, se localize o suspeito, bastando a evidência de que o conteúdo ainda esteja disponível na internet. Vamos coibir em muito o cyberbulling e os diversos crimes que hoje são realizados pela internet”, complementa o parlamentar.

Roberto Alves apresentou o PL após se sensibilizar com o caso da menor de 16 anos, no Rio de Janeiro, que teve imagens de violência sexual transmitidas nas redes sociais. “Alguns dos crimes virtuais, principalmente de violência e abuso contra mulheres, crianças e adolescentes não tem resposta efetiva do Estado com a prisão em flagrante. Com nosso projeto estamos proporcionando o endurecimento da lei contra essas barbáries”, finalizou o republicano.

Texto: Ana Lídia / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest