Roberto Alves comemora lei que reforça a investigação policial disfarçada na internet

Lei 13.441/17 normatiza a ação de agentes policiais em redes sociais, para fins de investigação sobre a exploração sexual infantil, tráfico humano e pedofilia

Publicado em 25/5/2017 - 00:00

roberto-alves-prb-aposta-no-dialogo-entre-pais-e-filhos-no-combate-ao-abuso-sexual-foto-douglas-gomes-10-03-17
Lei 13.441/17 normatiza a ação de agentes policiais disfarçados em redes sociais e fóruns de internet, para fins de investigação sobre a exploração sexual infantil, tráfico humano e pedofilia 

Brasília (DF) – Uma vitória dos brasileiros na luta contra a pedofilia, o tráfico humano e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Essa foi a avaliação do vice-líder do PRB na Câmara, deputado federal Roberto Alves (SP) sobre a sanção da Lei Ordinária 13.441/17, durante um pronunciamento na Câmara dos Deputados, na terça-feira (24).

A Lei 13.441/17 reforça o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), normatizando a ação de agentes policiais disfarçados em redes sociais e fóruns de internet, para fins de investigação sobre a exploração sexual infantil, tráfico humano e pedofilia na rede mundial de computadores.

O trabalho da polícia na internet já é conhecido pela Justiça e amparado pela ‘Lei das Organizações Criminosas’, porém, nem sempre os pedófilos, exploradores e traficantes agem em quadrilhas, o que acabava gerando um vácuo normativo.

Além de amparar legalmente a infiltração policial virtual e a colheita de provas digitais, a Lei 13.441/17 garante proteção ao agente em ação, pois ratifica que ele não será responsabilizado judicialmente caso cometa algum crime a fim de preservar seu disfarce e sua investigação.

Roberto Alves destacou que a lei sancionada permitirá que a polícia esteja um passo à frente das quadrilhas que operam às sombras, em grupos fechados em redes sociais e em fóruns de internet.

“Essa lei veio reforçar a segurança na internet, onde as crianças e adolescentes estão mais vulneráveis. Muitos bandidos usam perfis falsos, usam fotos de meninos e meninas apenas como isca. E como agem na internet e utilizam mecanismos avançados de camuflagem, o trabalho do policial disfarçado é fundamental hoje em dia”, destacou.

Texto: Carlos Eduardo Matos / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend