Republicanos são contra “distritão” e reforçam pedido da CNM em Comissão da Reforma Política

Vinicius Carvalho e Antonio Bulhões defendem mandatos de seis anos para prefeitos e vereadores.

Publicado em 15/5/2015 - 00:00

Republicanos são contra "distritão" e reforçam pedido da CNM em Comissão da Reforma Política
Os republicanos Vinicius Carvalho e Antonio Bulhões apoiam a sugestão de que os mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores sejam de seis anos nas próximas eleições.

 

Brasília (DF) – A pedido da Confederação Nacional de Municípios (CNM), os deputados federais Vinicius Carvalho e Antonio Bulhões, ambos do PRB de São Paulo, apoiaram a sugestão de que os mandatos de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores sejam de seis anos nas próximas eleições. A sugestão foi acatada pelo relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).

“Como membros desta Comissão, buscamos atender esta justa reivindicação de prefeitos e vereadores de todo o país. Trabalhamos juntos por esta conquista”, afirmou Carvalho”. O pedido foi aceito pelo relator e deve seguir para votação em plenário, após nova discussão da Comissão marcada para a próxima terça-feira (19/05).

Os movimentos municipalistas argumentaram em nota oficial assinada pelo presidente da CNN, Paulo Ziulkoski, que a realização de eleições em 2016 e 2018 prejudicaria o planejamento administrativo, a montagem de orçamentos e a realização de obras, além de aumentar o gasto público em campanhas eleitorais.

‘Distritão’

Durante a reunião, o deputado Vinicius Carvalho, vice-líder do Bloco PRB, PTN, PMN, PRP, PSDC, PRTB, PTC, PSL e PTdoB, fez uso da palavra para posicionar-se contrário ao denominado ‘distritão’. Segundo ele, além de reduzir de maneira artificial a maioria dos partidos políticos, esse sistema provoca a redução de candidatos a cargos eletivos do Poder Legislativo. O deputado citou artigo do Merval Pereira que considera o “distritão” um retrocesso na política brasileira, um funeral da democracia representativa. “Não podemos aceitar que o povo perca o que conquistou, depois desse período sombrio que nós tivemos, que foi a ditadura”, acrescentou Carvalho.

Texto: Mônica Donato – Liderança do PRB, com informações da Ascom – deputado federal Vinicius Carvalho
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend