Republicanos conseguem aprovar projeto para renegociação de dívidas em Roraima

Republicanos conseguem aprovar projeto para renegociação de dívidas em Roraima

Mecias de Jesus é autor de PL que permite a renegociação e o parcelamento de dívidas resultantes de operações de créditos contratadas junto ao extinto Banco do Estado de Roraima (Baner)

Boa Vista (RR) – A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou uma proposta dos deputados estaduais Gabriel Picanço (PRB-RR) e Mecias de Jesus (PRB-RR), que permite a renegociação e o parcelamento de dívidas resultantes de operações de créditos contratadas junto ao extinto Banco do Estado de Roraima (Baner). O texto recebeu uma emenda do deputado estadual Marcelo Cabral, que permite desconto de 50% do valor total da dívida e pagamento em quatro parcelas iguais.

Conforme Mecias de Jesus, centenas de pessoas devem à instituição financeira e a proposta é que haja descontos de 50%, 40% e 10% para pagamento parcelado, como forma de possibilitar que essas pessoas tirem seu nome do cadastro de inadimplência e voltem a ter crédito. Ele informou que o dinheiro arrecadado, algo entre R$ 10 e R$ 20 milhões, segundo estudo prévio feito na elaboração do projeto, irá para a Agência de Fomento do Estado (Aferr), que consequentemente, poderá abrir novas linhas de financiamento para pequenos produtores, comerciantes e empresários.

Para Mecias, essa é uma forma de ajudar as pessoas a quitarem seus débitos e também de ajudar a economia do Estado. “Esse dinheiro será injetado na economia para gerar emprego e renda por meio do financiamento de pequenos negócios”, salientou.

Tramitação

O texto segue agora para o Poder Executivo e precisa ser sancionado pela governadora Suely Campos para entrar em vigor. Conforme o projeto, os débitos devem ser atualizados monetariamente na data da renegociação. Esse cálculo não tem a incidência de encargos relativos a juros e multas, se quitados. A proposta beneficia, inclusive, aquelas pessoas que possuem dívidas em fase de cobrança judicial, que poderão recorrer aos termos da lei para renegociar o montante.

Os pedidos de parcelamento precisam ser aprovados pela Agência de Fomento e, após o pagamento da primeira parcela, deve ser referendado pelo Conselho Diretor do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado de Roraima.

Fonte: Jornal FolhaWeb
Foto: Charles Wellington
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest