Sidelvan Nóbrega quer instituir dia estadual sobre autismo

19_11_13_atuacao02_ba_republicano_uer_instituir_dia_estadual_autismo001

O autismo é causado por uma deficiência no desenvolvimento, que prejudica principalmente a comunicação e a interação social do portador

Salvador (BA) – O deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA) apresentou o projeto de lei que institui o Dia Estadual da Conscientização do Autismo. O documento já foi apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia e está sendo analisado pela Comissão de Constituição e Justiça. O autismo é causado por uma deficiência no desenvolvimento, que prejudica principalmente a comunicação e a interação social do portador.

Em 2010, os especialistas afirmaram que 70 milhões de pessoas no mundo eram portadoras de autismo. No Brasil, são quase 2 milhões de brasileiros que possuem essa disfunção. A doença se manifesta antes dos três anos de idade e se caracteriza pela dificuldade de comunicação e de socialização, além do comportamento diferenciado durante toda a vida do indivíduo. Alguns autistas não apresentam todos os sintomas da doença. O diagnóstico precoce oferece melhor qualidade de vida aos portadores da síndrome.

19_11_13_atuacao02_ba_republicano_uer_instituir_dia_estadual_autismo002Por essas razões que, o deputado Sidelvan Nóbrega apresentou o projeto de lei nº 20.474/2013. O documento sugere que anualmente, no dia 02 de abril, seja comemorada a Data Estadual de Conscientização do Autismo, na qual a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia poderá promover palestras, cursos, distribuição de informativos, cartilhas e fazer campanhas, para melhor disseminar as informações sobre o autismo, suas causas, tratamentos e como apoiar a família e o portador.

O Dia Estadual da Conscientização do Autismo dará aos baianos a oportunidade de compreender a realidade do autista e de contribuir de alguma forma para o bem-estar das pessoas com a deficiência, além de ajudar as suas famílias a superarem certas adversidades provenientes do comportamento do portador da doença.

Fonte e fotos: Ascom – deputado estadual Sidelvan Nóbrega

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o deputado Sérgio Reis (PRB-SP)

dep.sergioreis@camara.leg.br
ou (61) 3215.5213

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest