Republicano discute sobre a atual situação dos mais de cinco mil ostomizados da Bahia

José de Arimateia é o único parlamentar que trata o assunto na assembleia.

Publicado em 3/12/2014 - 00:00

Republicano discute sobre a atual situação dos mais de cinco mil ostomizados da Bahia
José de Arimateia é o único parlamentar que trata o assunto na assembleia.

 

Salvador (BA) – Uma audiência pública para discutir a atual situação dos mais de cinco mil ostomizados da Bahia foi realizada na manhã, da segunda-feira (01), através do I Simpósio Científico Sobre Estomias do Estado. A ocasião foi idealizada pela Associação dos Ostomizados do Estado da Bahia (AOEBA). O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), é o único parlamentar a realizar uma audiência pública sobre o tema na Assembleia. A cerimônia aconteceu no Auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Arimatéia destacou a importância das autoridades terem o conhecimento de que as atuais bolsas de ostomia não atendem às necessidades dos pacientes e também falou da relevância da descentralização da prestação dos serviços aos ostomizados.

Republicano-participa-simposio-cientifico-sobre-estomias-da-Bahia-foto-ascom-jose-de-arimateia-002“Tem muito ostomizado no interior da Bahia que vem para a capital baiana em busca de materiais, especialmente as bolsas de ostomias, por isso considero de extrema importância a descentralização dos serviços na perspectiva de proporcionar a esses pacientes uma melhor qualidade de vida”, opina o deputado do PRB.

De acordo com a Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), a ostomia é uma cirurgia para construir um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina. Com a intervenção, é criado um ostoma (ou estoma) na parede abdominal, pelo qual as fezes e a urina são expelidas.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend