Republicano discute sobre a atual situação dos mais de cinco mil ostomizados da Bahia

Republicano discute sobre a atual situação dos mais de cinco mil ostomizados da Bahia

José de Arimateia é o único parlamentar que trata o assunto na assembleia.

 

Salvador (BA) – Uma audiência pública para discutir a atual situação dos mais de cinco mil ostomizados da Bahia foi realizada na manhã, da segunda-feira (01), através do I Simpósio Científico Sobre Estomias do Estado. A ocasião foi idealizada pela Associação dos Ostomizados do Estado da Bahia (AOEBA). O presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), é o único parlamentar a realizar uma audiência pública sobre o tema na Assembleia. A cerimônia aconteceu no Auditório da Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Arimatéia destacou a importância das autoridades terem o conhecimento de que as atuais bolsas de ostomia não atendem às necessidades dos pacientes e também falou da relevância da descentralização da prestação dos serviços aos ostomizados.

Republicano-participa-simposio-cientifico-sobre-estomias-da-Bahia-foto-ascom-jose-de-arimateia-002“Tem muito ostomizado no interior da Bahia que vem para a capital baiana em busca de materiais, especialmente as bolsas de ostomias, por isso considero de extrema importância a descentralização dos serviços na perspectiva de proporcionar a esses pacientes uma melhor qualidade de vida”, opina o deputado do PRB.

De acordo com a Associação Brasileira de Ostomizados (Abraso), a ostomia é uma cirurgia para construir um novo trajeto para a saída das fezes ou da urina. Com a intervenção, é criado um ostoma (ou estoma) na parede abdominal, pelo qual as fezes e a urina são expelidas.

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest