Redano faz doação particular de leitos elétricos de UTI para hospital em Porto Velho

Redano faz doação particular de leitos elétricos de UTI para hospital em Porto Velho

Alex Redano testou as grades laterais dos leitos, que apesar de serem de plástico suportam 120 quilos

 

Porto Velho (RO) – O deputado Alex Redano (PRB-RO), entregou na última quarta-feira (15), quatro leitos elétricos de UTI para o Cemetron, em Porto Velho. O parlamentar republicano explicou que de início pretendia entregar os equipamentos em Ariquemes, mas no município estão disponíveis apenas vagas em hospital particular, que são alugadas quando os leitos em Porto Velho estão lotados. Como a maioria dos pacientes de Ariquemes que precisa de UTI é transferida para a capital, Redano decidiu fazer a doação para um hospital público da capital. Ele optou pelo Cemetron por considerar que a unidade precisa de apoio.

A diretora geral do Cemetron, Stella Ângela Tarallo Zimmerli, explicou que o pessoal da enfermagem e da fisioterapia tem dificuldades para baixar e levantar os leitos manualmente. “Com o tempo as camas comuns ficam duras e o servidores que trabalham na UTI acabam tendo problemas de saúde, porque precisam mexer constantemente nelas”, destacou.

Os proprietários da empresa Olstec, sediada em Porto Velho, Michel Araújo e Cesar Olsson, entregaram quatro leitos elétricos para a diretora do Cemetron. Eles explicaram que foram procurados pelo deputado Alex Redano, que se propôs a comprar os equipamentos. “O que nos sensibilizou é que Redano não está usando recursos de emendas parlamentares. As despesas são por conta dele. Como é algo particular e para um hospital público, decidimos fazer os leitos a preço de custo. O deputado comprou dois e a empresa está doando mais dois”, explicou Cesar Olsson.

Alex Redano contou que havia procurado o Cemetron e verificado que no hospital existem sete leitos de UTI. “A direção recebeu com alegria a notícia de que estávamos providenciando a substituição de quatro deles por equipamentos de última geração”, detalhou Alex Redano.

Michel Araújo e Cesar Olsson mostraram como funcionam os leitos, que têm capacidade para suportar 250 quilos, são bivolts e dotados de bateria recarregável com capacidade de 48 horas de duração. O colchão, macio, é antichamas, tem capacidade para suportar 120 quilos e vida útil de dois a três anos.

Alex Redano testou as grades laterais dos leitos, que apesar de serem de plástico suportam 120 quilos. Os suportes para os colchões são curvos, feitos com o mesmo material das grades. “Esse formato evita a formação de úlceras em pacientes que ficam mais tempo na UTI. Com os leitos comuns, retos, o risco do aparecimento de feridas é muito maior”, especificou Cesar Olsson.

Dentre as outras vantagens do leito elétrico estão as cabeceiras removíveis e a altura mínima, a 32 centímetros do chão, dispensando escadinhas para que os pacientes deitem nela. Existem dois mecanismos de controle, sendo um deles acessível ao paciente, que pode regular a altura da parte onde fica seu troco.

O outro controle é mais complexo, pois envolve todo o leito, para ser utilizado pelos servidores do Cemetron. Não é exigido esforço físico algum. Toda a regulagem se dá através de aperto em botões.

Texto: Nilton Salina / Decom – ALE/RO
Foto: José Hilde

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest