Proposta de Halum aumenta pena para quem se omite a evitar tortura

Proposta de Halum aumenta pena para quem se omite a evitar tortura

Pelo texto da proposta, tanto os autores quanto os que se omitirem estão sujeitos à pena de reclusão de dois a oito anos.

 

Brasília (DF) – Está em análise na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 8260/14, de autoria do deputado César Halum (PRB-TO), que altera a Lei 9.455/97 para equiparar as pessoas que se omitirem a evitar a prática de tortura aos autores do crime. Pelo texto da proposta, tanto os autores quanto os que se omitirem estão sujeitos à pena de reclusão de dois a oito anos.

César Halum acredita que a pena atual – de um a quatro anos – é branda. “Dentro da sistemática penal, fica aquém mesmo da pena para o furto simples”. Segundo o deputado, “além de o próprio Código Penal considerar a omissão uma agravante penal, a Constituição Federal determina que respondam pelo crime de tortura os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-los, se omitirem”, explica.

O republicano citou o caso da menina de dois anos de Araçatuba (SP) que, com o conhecimento da mãe, era torturada pelo padrasto diariamente. “Hoje o empresário se encontra preso e a mãe, livre, porém, sem a guarda da criança”.

O projeto não altera a pena de um a quatro anos de detenção para quem se eximir de apurar os crimes de tortura, por ser conduta distinta da omissão criminosa.

Texto: Vinícius Rocha  / Ascom – deputado federal César Halum
Edição: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest