Projeto que cria a Universidade Federal de Campinas é aprovado na Comissão de Educação

Projeto que cria a Universidade Federal de Campinas é aprovado na Comissão de Educação

Proposto pelo deputado Roberto Alves, Campinas deve ganhar a primeira instituição federal

Brasília (DF) – A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (10), o relatório favorável ao Projeto de Lei nº 1083/2015 do deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) que autoriza o governo federal a criar a Universidade Federal da Região Metropolitana de Campinas (RMC).

A aprovação na Comissão de Educação é um passo fundamental para que Campinas possa, enfim, ganhar sua primeira instituição federal com capacidade para atender milhares de alunos na região. No período em que exerceu o mandato de vereador, em Campinas, Roberto Alves debateu amplamente o assunto e assumiu com a população o compromisso de ser o porta-voz da educação superior pública no Congresso.

“A região metropolitana de Campinas é responsável por uma parcela significativa do produto interno brasileiro. Precisamos ter tratamento adequado por parte da União, inclusive no que tange a investimentos para as áreas de ciência e tecnologia. Esta aprovação merece ser comemorada por todos”, afirmou o parlamentar.

A prefeitura de Campinas, em tratativas anteriores, já havia sinalizado que, caso o Governo Federal crie a universidade, cederá um espaço no distrito de Barão Geraldo, onde está localizada a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para a implantação da instituição. “Ao ser aprovado por duas comissões técnicas, a de Educação e anteriormente pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público, acenamos ao governo que a construção é completamente viável e que a população espera ansiosamente por esta ação”, relatou Roberto Alves.

Para o deputado, Campinas concentra um índice populacional muito grande, e tem a necessidade de alguns cursos que não são oferecidos por outras universidades públicas da região. “Precisamos de uma atenção especial do presidente interino Michel Temer para a área de educação. Sabe-se que o ensino de qualidade, visando capacitação técnica para o trabalho, gerará ainda mais renda para a população. São mais vagas no ensino universitário e investimentos em pesquisa que retornarão positivamente para todo o País”, acredita.

Agora o Projeto de Lei nº 1083/2015 seguirá para a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e após análise para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

“Conto imensamente com ajuda dos meus nobres colegas parlamentares para que aprovem com urgência esse projeto na Comissão de Finanças e Tributação e também com todo o apoio da população campineira e da região. É muito importante que todos estejam envolvidos juntos nessa causa. Precisamos fazer barulho para o governo atender o nosso pedido, algo tão importante, quem ganha é o nosso povo”, finalizou o deputado.

Texto: Ana Lídia / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest