Projeto de Gilberto Abramo prevê atendimento a crianças com retinoblastoma

gilberto-abramo-prb-foto-ascom-18-12-13

 

Belo Horizonte (MG) – Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca) metade das 400 crianças diagnosticadas no Brasil com retinoblastoma, todos os anos, corre risco de perder a visão. Isso ocorre devido  à morosidade do sistema público de saúde ou à falta de informação das famílias sobre a enfermidade, cujo tratamento só é eficaz se ela for percebida antes de as primeiras manifestações completarem seis meses.

Atento a essa questão, o deputado estadual Gilberto Abramo (PRB-MG) apresentou o Projeto de Lei 4.555/2013 que determina às unidades hospitalares públicas estadual e unidades privadas conveniadas com o Estado disponibilizarem o tratamento para retinoblastoma.

Em Belo Horizonte, por exemplo, como o único especialista na área não atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a grande maioria dos casos é diagnosticada tardiamente. O retinoblastoma é um câncer que afeta os olhos e geralmente ocorre antes dos 4 anos de idade.

Para Abramo, a negligência do Estado tem gerado consequências gravíssimas na vida dessas crianças. “É inadmissível que o Estado não ofereça essa especialidade no atendimento à saúde, uma vez que a doença pode deixar as crianças estrábicas, com dor nos olhos ou ainda podem perder a visão, por isso o diagnóstico deve acontecer o mais cedo possível”, alerta.

Os retinoblastomas são diagnosticados por médicos experientes através do exame do fundo de olho, com a pupila bem dilatada. Em geral, não se deve realizar biópsias. Os tumores pequenos podem ser tratados com métodos especiais, que permitem que a criança continue a enxergar normalmente. Nos casos adiantados, o olho pode ser retirado e a criança pode precisar de quimioterapia e/ou radioterapia.

Fonte: Ascom – deputado estadual Gilberto Abramo
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest