Projeto define produtos essenciais para o Código de Defesa do Consumidor

marcio-marinho-prb-ba-consumidor-foto-douglas-gomes- 21-08-14

“Esse projeto vem trazer à realidade o que o Código de Defesa do Consumidor não conseguiu fazer”, destaca Márcio Marinho

Brasília (DF) – A lista inclui alimento, vestuário, medicamento, geladeira, fogão, máquina de lavar, aparelho celular, computador, televisão e automóvel. De acordo com a proposta (PL 7768/14), esses são os “produtos essenciais” que, em caso de venda com defeito, deverão ser substituídos imediatamente por outro em perfeitas condições de uso ou ter a restituição imediata da quantia paga ou, ainda, receber o abatimento proporcional do preço. Autor do projeto, o deputado Márcio Marinho, do PRB da Bahia, argumenta que a definição de “produto essencial” é fundamental para dar clareza ao artigo do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8078/90) que trata de responsabilidade por vício de produto ou serviço.

“Esse projeto vem trazer à realidade o que o Código de Defesa do Consumidor não conseguiu fazer. O artigo 18 fala que alguns produtos devem ser trocados imediatamente, mas não diz quais são. Por meio desse projeto, a gente vem dizer os (produtos) que são essenciais para o dia a dia das pessoas”.

O código prevê prazo máximo de 30 dias para que o fornecedor corrija eventual problema em produto ou serviço vendido. Porém, Marinho avalia que, no caso dos “produtos essenciais”, os fornecedores têm obrigação de substituí-los imediatamente. Diante dos problemas de logística e de transporte do país, o projeto admite prazo de dois dias úteis para a substituição de produtos nas capitais de estado e de até cinco dias úteis nas demais localidades. O deputado Márcio Marinho afirma que a indefinição quanto a “produto essencial” tem violado o direito dos consumidores, sobretudo quanto a uma troca mais rápida.

“A gente sabe que, na relação de consumo, os consumidores acabam levando a pior e este projeto de lei vem justamente trazer um alento, uma tranquilidade aos consumidores brasileiros que são sofridos e acabam sendo penalizados”.

O projeto que trata dos “produtos essenciais” no Código de Defesa do Consumidor tramita com outras 16 propostas (PL 2010/11 e apensados) mais antigas já em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

Fonte: Agência Câmara de Notícias
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal, Rosangela Gomes (PRB-RJ)

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Quer fazer um
Curso de Política GRATUITO?

Preencha para receber seu acesso ao curso!