Projeto de Wagner Montes assegura boletos em braile para deficientes visuais

“Medidas simples como o recebimento da conta mensal em linguagem braile podem significar grandes avanços rumo à inclusão", destaca Montes

“Medidas simples como o recebimento da conta mensal em linguagem braile podem significar grandes avanços rumo à inclusão”, destaca Montes

 

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) analisa o Projeto de Lei 1902/2016, do deputado estadual Wagner Montes (PRB-RJ), que assegura aos deficientes visuais o direito de receber os boletos de pagamento dos serviços de energia elétrica, água e telefone em Braille, quando solicitadas, sem custo adicional.

De acordo com a proposta, algumas empresas, por livre iniciativa, já adotam práticas compatíveis com a real necessidade das pessoas que possuem os mais diversos tipos de deficiência, mesmo sem dispositivo legal que as obrigue. “Entendo que o poder público tem grande responsabilidade nessa área, posto ser uma de suas principais funções promover o bem comum de todos os seus cidadãos. Considero que as concessionárias abrangidas por este projeto ,estendem-se as obrigações inerentes ao poder público, porque executam serviços de natureza publica mediante concessão”, ressaltou Montes.

Caso não cumpra a lei, a empresa ficará sujeita à multa de 30% sobre o valor da última fatura. O valor será revertido em favor do usuário em forma de desconto na fatura posterior.

Wagner Montes destaca que o Código de Defesa do Consumidor (CDC – Lei 8.078/90) garante o direito à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação de quantidade, característica, composição, qualidade e preço, além de adequada e eficaz prestação dos serviços públicos. “Medidas simples como o recebimento da conta mensal em linguagem braile podem significar grandes avanços rumo à inclusão total das pessoas com deficiência”, finalizou Montes.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest