Projeto de Sidelvan Nóbrega garante reserva de 10% de imóveis populares para idosos na Bahia

Projeto de Sidelvan Nóbrega garante reserva de 10% de imóveis populares para idosos na Bahia

Pela proposta de Sidelvan Nóbrega, pelo menos 10% das unidades habitacionais subsidiadas ou financiadas pelo governo devem ser reservadas para os idosos. Projeto de Lei está sendo analisado pela CCJ da Assembleia Legislativa da Bahia

 

Salvador (BA) – A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia está analisando o Projeto de Lei nº 21.304/2015, de autoria do deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB-BA), que assegura aos idosos o direito de comprar a casa própria. Pelo texto, as pessoas com 60 anos ou mais terão direito de pelo menos 10% das unidades habitacionais construídas pela administração pública ou subsidiados com recursos públicos estaduais.

O deputado estadual defende que os idosos devem ter garantido o direito de moradia digna.

“Apesar de 3% ser um bom percentual para algumas cidades do Brasil, para a Bahia, há necessidade de se aumentar a prestação de serviços específicos para a pessoa idosa, sobretudo, no que se refere a habitação”, defendeu o republicano em sua justificativa ao afirmar que a reserva prevista no Estatuto do Idoso é insuficiente para a população acima dos 60 anos no Estado.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional de Minas Gerais (Cedeplar), divulgada em 2013 e analisada pela Coordenação de Pesquisas Sócio-populacionais da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a expectativa de vida dos baianos do sexo masculino e feminino entre 2015 a 2039 passará de 71 e 77 anos para 76 e 81 anos, respectivamente.

De acordo com o parlamentar,  a medida faz parte das ações de políticas públicas em prol de pessoas com a faixa etária de idosos e, se aprovada, vai garantir uma “velhice com mais conforto e dignidade para a população baiana”.

O projeto de lei prevê, ainda, a implantação de equipamentos urbanos comunitários, a eliminação de barreiras arquitetônicas e urbanísticas para garantia de acessibilidade e o estabelecimento de critérios de financiamento compatíveis com os rendimentos de  aposentadoria e pensão dos idosos.

Texto: Daiane Baruque / Ascom deputado estadual Sidelvan Nóbrega
Foto: Luiz Augusto
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest