Projeto de Roberto Alves destina objetos apreendidos pela Receita Federal a doações sociais

Projeto de Roberto Alves destina objetos apreendidos pela Receita Federal a doações sociais

Ao longo de 2015, a apreensão total de mercadorias realizada pela RF em ações de combate ao contrabando, à pirataria e a outras irregularidades aduaneiras chegou a R$1,889 bilhão

 

Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Alves (PRB-SP) apresentou o Projeto de Lei 5427/2016, que dispõe sobre a doação aos municípios de todo produto pirata apreendido pela Polícia Federal e Receita Federal dos gêneros brinquedos, material escolar e peças de vestuários. O texto estabelece que as apreensões devem ser doadas para fins sociais aos entes municipais, por meio de fundos de solidariedade ou secretarias de assistência ou desenvolvimento social.

Ao longo de 2015, a apreensão total de mercadorias realizada pela Receita Federal em ações de combate ao contrabando, à pirataria e a outras irregularidades aduaneiras chegou a R$1,889 bilhão.

“Conforme Lei Federal 9.610, de 19/02/98, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências às apreensões de mercadorias falsificadas, entre elas, brinquedos e material escolar, não podem ser vendidas pelo Governo Federal, ou são incineradas ou entregues aos titulares das marcas, que as destroem. Destiná-las para combater a desigualdade é um fator de grande relevância e tenho a certeza que receberemos o apoio para esta mudança de legislação”, afirmou o parlamentar.

De acordo com o projeto, o Governo Federal regulamentará a presente lei destinando aos municípios os objetos apreendidos. “A população de baixa renda será atendida por meio dos programas já existentes nos municípios com essas doações repassadas a eles. Recebi o pedido de diversos órgãos municipais de apoio e assistência para elaborar este projeto. Ele não incentiva em hipótese alguma a pirataria, ele incentiva a solidariedade a quem mais precisa. Em vez de irem para o lixo, brinquedos e materiais escolares poderão fazer o bem a tantas famílias carentes no Brasil”, finalizou Roberto Alves.

Texto: Ana Lídia Monteiro / Ascom – deputado federal Roberto Alves
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest