Projeto de obra pública poderá ter que comprovar viabilidade econômica e utilidade

A exigência está prevista no PLS 739/2011, de autoria do senador Marcelo Crivella.

Publicado em 16/9/2015 - 00:00

marcelo-crivella-prb-projeto-de-obra-publica-podera-ter-que-comprovar-viabilidade-economica-e-utilidade-foto-cadu-gomes-agencia-senado-17-09-15
A exigência está prevista no PLS 739/2011, de autoria do senador Marcelo Crivella. Além da comprovação da sustentabilidade econômica e social do empreendimento, poderá ser exigido plano de gestão, com a definição das atividades que serão realizadas no local, e de manutenção do empreendimento.

 

Brasília (DF) – O projeto básico de obras custeadas com recursos públicos deverá comprovar sua viabilidade econômica e o bom aproveitamento pela sociedade do equipamento que resultar da construção. A exigência está prevista no projeto de lei (PLS 739/2011), de autoria do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), aprovado na última terça-feira (15) pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado (CMA).

marcelo-crivella-prb-foto-arquivo-pessoal-17-08-15A norma alcançará obras e serviços de engenharia financiados, total ou parcialmente, com recursos da União ou de entidades da sua administração indireta, com valor superior a R$ 100 mil.

Estádios de Futebol

Além da comprovação da sustentabilidade econômica e social do empreendimento, poderá ser exigido plano de gestão, com a definição das atividades que serão realizadas no local, e de manutenção do empreendimento. Esse tipo de cuidado, para Marcelo Crivella, faltou nos projetos dos estádios de futebol construídos ou reformados para a Copa do Mundo.

“Não é admissível que se destinem os sempre escassos recursos públicos para obras que não tenham capacidade de serem mantidas no futuro. Empreendimentos que atendam a apenas um evento, ainda que de realização periódica, não podem ser admitidos”, afirma Crivella, na justificação da proposta.

Favorável ao texto, o relator na CMA, senador Benedito de Lira, manteve emenda que apresentou quando da tramitação do texto na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), determinando que obras de segurança nacional sejam dispensadas da demonstração de sustentabilidade socioeconômica.

O projeto ainda será examinado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão terminativa.

Fonte: Agência Senado
Foto 01: Cadu Gomes – Agência Senado  / Foto 02: Ascom

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend