Projeto de Marinho proíbe a circulação de veículos automotores nas praias do Brasil

Projeto de Marinho proíbe a circulação de veículos automotores nas praias do Brasil

Marinho alerta que o tráfego de veículos em zonas costeiras provoca danos ao meio ambiente, como o vazamento de óleos e combustíveis, e põe em risco a segurança dos cidadãos que trafegam a pé

 

Brasília (DF) – Com o objetivo de garantir a segurança e livre circulação de cidadãos no litoral brasileiro, o líder do PRB na Câmara, deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), apresentou o Projeto de Lei 5313/2016, que proíbe a entrada, a permanência e a circulação de veículos automotores na faixa de areia das praias. Segundo ele, a interdição tem sido implantada em alguns municípios, por força de legislação local, ou por decisões judiciais em ações intentadas pelo Ministério Público.

“É comum a prática de veículos adentrarem e trafegarem livremente na faixa de areia das praias litorâneas, provocando danos ao meio ambiente, como o vazamento de óleos e combustíveis, e pondo em risco a segurança dos cidadãos que trafegam a pé. São inúmeros os relatos de atropelamento de crianças, já que a fiscalização é precária. Nos municípios onde a regra já está valendo caiu o número de atropelamentos e acidentes de carro chegou a quase zero”, explicou.

Marinho lembra que a Constituição Federal estabelece como “Zona Costeira” o espaço territorial especialmente protegido, cuja utilização deve ser feita na forma da lei e dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente. “A ausência de uma legislação nacional sobre o tema contribui para a insegurança dos cidadãos. Nossa proposta prevê multa de R$300,00 (trezentos reais) pelo descumprimento da lei. Caberá aos Estados, em cooperação com os municípios, através de seus órgãos competentes, a adoção de ações preventivas e de fiscalização”, finalizou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest