Projeto de Marinho proíbe a circulação de veículos automotores nas praias do Brasil

Projeto de Marinho proíbe a circulação de veículos automotores nas praias do Brasil

Marinho alerta que o tráfego de veículos em zonas costeiras provoca danos ao meio ambiente, como o vazamento de óleos e combustíveis, e põe em risco a segurança dos cidadãos que trafegam a pé

 

Brasília (DF) – Com o objetivo de garantir a segurança e livre circulação de cidadãos no litoral brasileiro, o líder do PRB na Câmara, deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), apresentou o Projeto de Lei 5313/2016, que proíbe a entrada, a permanência e a circulação de veículos automotores na faixa de areia das praias. Segundo ele, a interdição tem sido implantada em alguns municípios, por força de legislação local, ou por decisões judiciais em ações intentadas pelo Ministério Público.

“É comum a prática de veículos adentrarem e trafegarem livremente na faixa de areia das praias litorâneas, provocando danos ao meio ambiente, como o vazamento de óleos e combustíveis, e pondo em risco a segurança dos cidadãos que trafegam a pé. São inúmeros os relatos de atropelamento de crianças, já que a fiscalização é precária. Nos municípios onde a regra já está valendo caiu o número de atropelamentos e acidentes de carro chegou a quase zero”, explicou.

Marinho lembra que a Constituição Federal estabelece como “Zona Costeira” o espaço territorial especialmente protegido, cuja utilização deve ser feita na forma da lei e dentro de condições que assegurem a preservação do meio ambiente. “A ausência de uma legislação nacional sobre o tema contribui para a insegurança dos cidadãos. Nossa proposta prevê multa de R$300,00 (trezentos reais) pelo descumprimento da lei. Caberá aos Estados, em cooperação com os municípios, através de seus órgãos competentes, a adoção de ações preventivas e de fiscalização”, finalizou.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para o vereador Atílio Francisco (PRB-SP)

atiliofrancisco@camara.sp.gov.br
(11) 3396-4434

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest