Projeto de Luciano Braga define ações para prevenção de acidentes com idosos em ônibus

Texto acrescenta punições ao Estatuto do Idoso em casos de dano físico ou mental ao idoso em procedimentos de embarque e desembarque em transporte coletivo

Publicado em 7/7/2017 - 00:00

Texto acrescenta punições ao Estatuto do Idoso em casos de dano físico ou mental ao idoso em procedimentos de embarque e desembarque em transporte coletivo

Brasília (DF) – O deputado federal Luciano Braga (PRB-BA) apresentou, na terça-feira (4), o Projeto de Lei nº 8009/2017, que acrescenta punições ao Estatuto do Idoso em casos de dano físico ou mental ao idoso em procedimentos de embarque e desembarque em transporte coletivo. O projeto visa a garantir a atenção e o tratamento diferenciado à população deste grupo social.

Para o parlamentar, apesar de a Lei Federal 10.741/2003 ser clara, na prática, motoristas de veículos públicos desrespeitam e cometem infrações que podem causar acidentes graves. “Muitos motoristas param os veículos longe do meio fio e arrancam enquanto o idoso ainda está descendo, nunca aguardam que o passageiro se acomode, ignoram as advertências e reclamações e reagem com agressividade às cobranças pelo comportamento inadequado”, argumenta.

De acordo com o Estatuto do Idoso, artigo 39, pessoas maiores de 65 anos têm gratuidade em transportes públicos urbanos e semiurbanos garantida, exceto em serviços seletivos e especiais, prestados paralelamente aos serviços regulares. Além da gratuidade, fica assegurado, no parágrafo II, a reserva de 10% dos assentos para os idosos em áreas devidamente identificadas. No entanto, não há a exigência de tratamento diferenciado no embarque e desembarque de passageiros.

O projeto de Luciano Braga estabelece, ainda, multa de R$10 mil para a empresa ou permissionária do serviço, que será revertida em favor do idoso maltratado, sem prejuízo das demais sanções penais e cíveis cabíveis. A proposta está na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e aguarda distribuição para as comissões de mérito.

Texto: Gustavo Souza / Ascom – Liderança do PRB 
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend