Projeto de lei de Pastor Oliveira prevê criação de cartilha de defesa e valorização do idoso

pastor-oliveira-prb-foto-decom-alap-17-09-15

Projeto prevê que órgãos públicos competentes disponibilizarão cartilhas contendo orientações para prevenir quedas sofridas pelos idosos.

 

Macapá (AP) – Nos próximos dias, a Assembleia Legislativa do Amapá deve apreciar o projeto de lei de autoria do deputado Pastor Oliveira (PRB-AP), que cria uma cartilha de orientação para prevenir as quedas sofridas por idosos. O PL prevê que órgãos públicos competentes disponibilizem cartilhas contendo orientações para prevenir quedas sofridas pelos idosos, com linguagem simples e ilustrações de como devem agir em situações de risco de quedas, em casa, na rua e no transporte público.

Na justificativa, o parlamentar republicano diz que “inicialmente, convém na Constituição Brasileira, que a competência original em legislar cabe aos estados e às respectivas assembleias legislativas”. Segundo ele, estudos mostram que os idosos apresentam dez vezes mais hospitalizações e oito vezes mais mortes em decorrência das quedas do que outros grupos etários. “Dessa maneira, entendemos que uma cartilha de orientação, distribuída gratuitamente, com informações amplas para os idosos de como devem proceder para evitarem as quedas, será de muita utilidade para eles”, explicou Pastor Oliveira.

O envelhecimento da população brasileira é uma tendência registrada pelo IBGE nos últimos anos. Segundo o instituto, no Brasil, a população com mais de 65 anos deve passar dos atuais 15 milhões para 58 milhões, em 2060. Se aprovado, o projeto segue para a apreciação e sanção do executivo. A cartilha seria distribuída gratuitamente em unidades básicas de saúde, hospitais públicos, estações rodoviárias e em todos os guichês de compras de passagens aéreas.

 

Texto e foto: Decom / ALAP
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest