Projeto de lei de Carlos Alberto que beneficia idosos avança na assembleia

Deputado esclarece quer atenção integral à população idosa no Estado do Amazonas

Publicado em 14/6/2015 - 00:00

Projeto de lei de Carlos Alberto que beneficia idosos avança na assembleia
Para Carlos Alberto os idosos não podem ficar na fila por muito tempo e devem ter prioridade na fila de atendimento preferencial já existente

Manaus (AM) – Avança na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) o projeto de lei de iniciativa do deputado Carlos Alberto (PRB-AM) que dispõe sobre a obrigatoriedade de consultas médicas e exames de saúde, realizados pela rede pública estadual, com prioridade a pacientes com idade igual ou superior a 60 anos. Pela proposta,  aprovada pelas comissões de Constituição e Justiça e de Finanças da casa legislativa estadual, o tempo máximo entre a marcação e a o procedimento, deverá ser de sete dias.

Na justificativa, o deputado esclarece que garantir atenção integral à população idosa é enfatizar o envelhecimento saudável e ativo desses cidadãos brasileiros. ”São milhares de pessoas que chegam a esta faixa etária com necessidades e cuidados médicos devido, em certos casos, aos agravos de saúde provenientes da idade”, observa o republicano.

Na opinião de Carlos Alberto, o Amazonas tem avançado no que diz respeito ao atendimento prioritário ao idoso, especialmente nos Centros de Atenção ao Idoso (Caimi’s). Mesmo assim não tem sido suficiente o atendimento para essa faixa etária, devido à falta de especialidades, pois os que procuram os serviços tendem a esperar por consultas médicas e exames, entre 15 a 20 dias.

“Muitas vezes a saúde desse idoso é delicada para ficar esperando o devido tratamento de saúde. Por isso é necessário que seja efetivada a prioridade para eles, determinada por meio da lei que dispõe que as consultas médicas e exames para a faixa etária acima de 60 anos sejam marcados em um prazo máximo de sete dias úteis contando a partir da data da marcação”, explica Carlos Alberto.

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Fotos: Arthur Castro
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend