Projeto de Jaime Perez cria semana do check-up juvenil na rede pública de saúde do AP

Projeto de Jaime Perez cria semana do check-up juvenil na rede pública de saúde do AP

De acordo com a proposta, sempre que os exames detectarem alterações na saúde do jovem, o médico responsável deverá encaminhá-lo aos órgãos competentes de atendimento à saúde pública

 

Macapá (AP) – Foi aprovado, na sessão deliberativa da Assembleia Legislativa, da última quarta-feira (23), projeto de lei de autoria do deputado Jaime Perez (PRB-AP), dispondo sobre a criação da Semana do Check-up Juvenil na rede pública de saúde do Estado do Amapá. Com a realização anual prevista para a última semana do mês de agosto, o evento será direcionado aos pacientes com idade de 10 a 18 anos e terá como objetivo a realização de exames preventivos com o intuito de detectar distúrbios como o colesterol alto, diabetes, problemas cardíacos e hipertensão.

De acordo com a proposta, sempre que os exames detectarem alterações na saúde do jovem, o médico responsável deverá encaminhá-lo aos órgãos competentes de atendimento à saúde pública, além de comunicar o fato, imediatamente aos seus pais ou responsáveis. A proposta estabelece que a Semana do check-up Juvenil terá ampla divulgação na imprensa inclusive por meio de cartazes que deverão ser afixados nos postos de saúde escolas e demais órgãos públicos estaduais.

Para o autor do projeto, deputado republicano Jaime Perez, alguns fatores circunstanciais tornaram as doenças cada vez mais precoces atacando quem antes estava imune. “Antes, as atenções se voltavam mais para os idosos, mas a globalização nos mostra que os jovens, hoje, estão cada vez mais vulneráveis e também precisam de cuidados médicos. Nossa intenção, com esse projeto, é estimular nossos jovens a buscar a prevenção e, dessa forma, evitar doenças que podem congestionar a rede pública de saúde. Enfim, a prevenção só traz benefícios”, concluiu.

O Projeto de Lei segue agora para a apreciação do governador do Estado que poderá sancioná-la ou vetá-la.

Texto: Paulo Oliveira
Foto: Gerson Barbosa

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest