Projeto de Gilmaci Santos que cria a semana de “Chanucá” é sancionado em SP

Projeto de Gilmaci Santos que cria a semana de “Chanucá” é sancionado em SP

Gilmaci Santos lembra que São Paulo tem a segunda maior população judaica da América Latina e a legislação tem como objetivo fixar uma data que relembre as lutas e vitórias dessa comunidade.

 

São Paulo (SP) – O Governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, sancionou o Projeto de Lei nº 225/2009, de autoria do deputado estadual Gilmaci Santos (PRB-SP), que institui a comemoração à Semana de “Chanucá”. O texto foi transformado na Lei nº 16126/2016 e agora faz parte do calendário estadual.

A palavra Chanucá significa inauguração. A festa de Chanucá, também conhecida como a Festa das Luzes, é comemorada por judeus de todo o mundo e acontece sempre no 25º do mês de Kislew do calendário judaico. No Brasil, a data corresponde aos meses de novembro ou dezembro. Nesse ano, ela começa em 24 de dezembro e terminará em 1º de janeiro de 2017.

Gilmaci Santos lembra que a legislação não irá onerar o orçamento do Estado e que se trata de uma propositura que homenageia a comunidade judaica. “São Paulo tem a segunda maior população judaica da América Latina e essa lei tem o objetivo de fixar uma data que relembre as lutas e vitórias dessa comunidade”, disse o deputado do PRB.

A celebração da data dura oito dias e relembra a reinauguração do Templo Sagrado de Jerusalém, que ocorreu no ano 3.597 do calendário judaico (164 a.C), conquistado após anos de guerras. A festa teria recebido esse nome, porque, segundo os judeus, após a conquista do templo um milagre aconteceu: apenas uma pequena quantia de azeite foi o suficiente para manter um candelabro aceso por oito dias.

 

Fonte e foto: Ascom – deputado estadual Gilmaci Santos

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest