Projeto de Gilberto Ribeiro proíbe exigência do uso de salto alto no horário de trabalho

Projeto de Gilberto Ribeiro proíbe exigência do uso de salto alto no horário de trabalho

Deputado relata que a utilização do calçado pode gerar problemas para a saúde

Curitiba (PR) – O deputado Gilberto Ribeiro (PRB-PR) apresentou o PL 424/16, que proíbe a exigência do uso de salto alto por funcionárias do sexo feminino, durante o horário de trabalho.

Visando a “melhora na qualidade de vida de nossas paranaenses trabalhadoras”, o autor destaca na justificativa da proposta que a utilização do calçado pode gerar problemas para a saúde e que, infelizmente, “em alguns casos, os empregadores e gerentes obrigam suas funcionárias a utilizar esse acessório”.

Conforme aponta, os pés e a coluna são acometidos com frequência por diversas enfermidades, e o salto alto contribui para seu surgimento. “Além disto, também causa o encurtamento dos músculos da panturrilha.”

“O uso contínuo do salto alto causa dores na coluna, calcanhar e também o chamado ‘esporão de calcanho’ porque o salto não tem proteção contra o impacto do pé no chão. Também não oferecer proteção para o calcanhar, disse Juceline Nóbrega, ortopedista. Os saltos também causam a ‘fascite plantar’ por causa do impacto e do uso prolongado. Outro problema muito comum causado pelos saltos é a entorse, as famosas ‘viradas de pé’, muito comum entre as mulheres. Ainda, os saltos não dão estabilidade para o pé e deixam as mulheres com o centro de gravidade muito para frente. As calçadas daqui possuem muito desnivelamento, o que propicia quedas.”

Em caso de descumprimento da disposição, o responsável fica sujeito ao pagamento de multa no valor de 500 UPF/PR, na primeira ocorrência, e multa em dobro, em caso de reincidência.

Fonte: Migalhas
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest