Projeto de Gilberto Ribeiro obriga locais com sistema de vigilância a arquivar imagens

Projeto de Gilberto Ribeiro obriga locais com sistema de vigilância a arquivar imagens

Objetivo é garantir que consumidores e/ou autoridades tenham acesso ao material gravado, sem qualquer tipo de transtorno

 

Curitiba (PR) – A Assembleia Legislativa do Paraná analisa o Projeto de Lei nº 208/2016, de autoria do deputado estadual Gilberto Ribeiro (PRB-PR), que obriga estabelecimentos armazenarem imagens de monitoramento por um período mínimo de 30 dias. O objetivo é garantir que consumidores e/ou autoridades tenham acesso ao material gravado, sem qualquer tipo de transtorno.

O republicano explica que as “imagens poderão ser solicitadas por qualquer cidadão que possua interesse direto, e devidamente comprovado ao material, independente de solicitação judicial”.

Gilberto Ribeiro critica a postura de várias empresas ao estabelecer prazos curtos de armazenamento. Para o republicano, manter imagens por um mês não sobrecarregaria nenhum sistema, tampouco oneraria os empresários de forma impactante. “É comum encontrarmos estabelecimentos comerciais que disponibilizam as imagens pelo prazo máximo de uma semana, o que muitas vezes pode ser prejudicial ao consumidor. Ultrapassado esse prazo, a empresa se desfaz do material, impossibilitando o acesso pelo cidadão”, alertou o deputado do PRB.

Pelo texto, os estabelecimentos que não cumprirem a norma poderão ser penalizados com multa ou até mesmo ter a suspensão parcial ou total de suas atividades.

Tramitação

O texto está em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Gilberto Ribeiro
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest