Projeto de Gabriel Picanço que assegura a realização do teste do coraçãozinho na rede pública de Roraima, vai à sanção

Projeto de Gabriel Picanço que assegura a realização do teste do coraçãozinho na rede pública de Roraima, vai à sanção

O exame é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas em bebês, como anormalidades na estrutura ou função do coração.

 

Boa Vista (RR) – A Assembleia Legislativa de Roraima aprovou, na terça-feira (16), proposta de autoria do deputado estadual Gabriel Picanço (PRB-RR) que garante a realização do exame de oximetria de pulso, conhecido por teste do coraçãozinho, em recém-nascidos da maternidade ou serviço hospitalar da rede pública de saúde e conveniado com o Sistema Único de Saúde (SUS). O texto segue agora para sanção do Executivo Estadual.

gabriel-picanco-prb-teste-do-coracaozinho-na-rede-publica-de-roraima-foto-divulgacao-18-06-15-02O republicano explica que o exame é fundamental para o diagnóstico precoce de doenças cardíacas em bebês, como anormalidades na estrutura ou função do coração. A cada 100 crianças que nascem no Brasil, uma é cardiopata, sendo esta uma das maiores causas de mortalidade infantil, destacou o parlamentar ao apresentar dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Picanço apontou, ainda, que o teste do coraçãozinho é também recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, como parte da triagem de rotina de todos recém-nascidos e já é obrigatório em 11 estados do Brasil, sendo oferecido gratuitamente pelo SUS. “O procedimento deve ser realizado entre 24 e 48 horas após o nascimento. O exame consiste em medir a oxigenação do sangue e os batimentos cardíacos do recém-nascido com o auxílio de um oxímetro. É um teste simples, acessível e pode salvar muitas vidas”, disse.

Sobre o impacto financeiro, o deputado do PRB explicou que não haverá custos adicionais com a implantação da medida. “Não existe impacto financeiro porque o Estado já é munido de equipes para realização de teste”, finalizou.

 

Fonte: Ascom / Assembleia Legislativa de Roraima
Foto 01: Ascom / Governo RJ
Foto 02: Ascom / deputado estadual Gabriel Picanço

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Tia Eron

dep.tiaeron@camara.leg.br
(61) 3215-5618

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU EMAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest